Cores Pantone

Cores Pantone

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCores Pantone

Que as cores desempenham um importante papel na nossa vida, todo mundo sabe. Mas o que algumas pessoas desconhecem é que muitas pesquisas são feitas sobre as variações e combinações de cores e tons. Estudiosos, especialistas, pensadores: as cores despertam o interesse de diversas áreas por sua série de efeitos e simbologias. Considerada uma autoridade mundial no assunto, a Pantone é uma empresa conhecida por seu consagrado sistema de cores Pantone.

Onde essas cores são usadas?  As cores Pantone são destinadas ao mercado de comunicação e a toda a gama de áreas gráficas. Por ser uma perita em cores, a Pantone passou a definir, com combinações e experimentações, qual é a cor de cada ano. Em 2016, a surpresa foi que o instituto escolheu duas cores Pantone tendência: Rosa Quartz e Azul Serenity. Saiba mais neste especial do Westwing!

Cores Pantone 2016

Inovando como sempre, o Instituto Pantone, em 2016, definiu duas cores tendência: o Rosa Quartz (Pantone 13-1520) e o Azul Serenity (15-3919). Ambas as cores Pantone escolhidas para este ano são de tonalidade pastel, determinando a paleta de cores do ano.

cores Pantone

Segundo o Instituto, as cores Pantone escolhidas trazem bem-estar, amenizando o clima de stress e a correria do mundo moderno. Como são cores Pantone complementares, os tons pastel entregam o calor e a tranquilidade para os ambientes, sendo perfeitos para decorar salas e quartos, principalmente o quarto do bebê.

Marsala: A Cor de 2015

As últimas cores Pantone estiveram no corpo de grandes celebridades em todo o mundo. Mais do que isso, estiveram nos ambientes mais diversos, já que utilizar as cores Pantone passou a ser sinônimo de modernidade e elegância. Então, em 2013, quando, entre todas as cores Pantone, a Esmeralda foi a escolhida, muitos produtos, não só para o lar, mas também para estabelecimentos comerciais ganharam o tom esverdeado.

Em 2014, isso não mudou. Com a cor Radiant Orchid, o instituto fez com que as pessoas investissem em produtos expressivos e confiantes. Mistura de fúcsias, roxo e rosas, o tom parecia emanar amor, alegria e muito charme.

Em 2015, a Pantone definiu a Marsala entre as cores Pantone como sendo a cor em alta. Sóbria e sofisticada, é um misto de vermelho com marrom. Inspirada em um vinho que leva o mesmo nome, a Marsala já ganhou destaque no mundo da moda e dos cosméticos. Na decoração, traz estabilidade, equilíbrio e muita elegância. Mas como usá-la?

Os móveis na cor Marsala ficam muito bem em salas e espaços de descanso, já que provocam sensação de conforto e aconchego. Combinada com o cinza, o azul claro e o amarelo, esta escolha dentre as cores Pantone pode combinar muito bem. Então, invista em sofás, poltronas, pufes e pequenos armários. No quarto, uma opção é investir em roupas de cama e almofadas. Por serem itens trocados com mais frequência, faz com que a cor não se torne enjoativa.

Para os que se apaixonaram por este tom dentre todas as cores Pantone, a dica é explorar ambientes maiores, como paredes e painéis. No entanto, procure locais onde o contato visual não seja intenso, para que não vire uma cor cansativa. Acessórios, lustres, molduras de espelhos ou abajures também ficam muito interessantes com o tom Marsala. Quem prefere detalhes mais suaves, opte por tapetes e toalhas. Assim, cores Pantone vão deixar sua casa mais bonita e elegante.

O Instituto Pantone

A Pantone iniciou suas atividades de impressão na década de 1950, em New Jersey, nos Estados Unidos. Em pouco tempo, um funcionário de destaque usou seus conhecimentos em química para simplificar e sistematizar o processo de produção e pigmentação de tintas coloridas. A fim de resolver problemas relacionados à precisão na mistura de cores nas artes gráficas, ele criou um sistema inovador de combinação, identificação e comunicação de cores. Foi aí que surgiram as cores Pantone.

Conforme os anos passaram, a marca passou a aprimorar suas técnicas e lançar guias e manuais com as cores Pantone. Atualmente, a Pantone desenvolve pigmentos adaptados para o mercado comunicacional e tecnológico, como o design gráfico e publicações e impressões no geral. Além disso, o sistema de cores Pantone passou a ser usado também para outras áreas da indústria, como a de tecido e a de plástico. Ademais, as cores Pantone passaram a dialogar com ramos da arquitetura e da decoração de interiores.

Líder de mercado, a Pantone ganhou ainda mais destaque quando passou a definir as cores Pantone do ano. Desde 2000, a Pantone define a cor que vai estar em alta no ano que chega. Para definir as cores Pantone, diversos pesquisadores e profissionais da área analisam o comportamento das pessoas no mundo todo, nas mais variadas situações. Após um ano inteiro de pesquisas e relatórios, a Pantone declara qual será a cor tendência para o próximo ano.

Como a empresa é expert no assunto, as cores Pantone anuais conquistam o mundo todo, de inúmeras maneiras: na moda, na indústria de móveis, em artefatos decorativos. As cores Pantone influenciam desde os rumos das passarelas até as cores escolhidas para as paredes e móveis das casas.

Desfrute das cores Pantone com ajuda do Westwing e faça com que os ambientes da sua casa estejam sempre na moda, com muito estilo, elegância e personalidade!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas