Copo de Shot

Copo de Shot

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCopo de Shot

Não se sabe ao certo a origem do copo de shot. Alguns acreditam que ele foi inventado há mais de 100 anos como repouso para canetas de pena. Há ainda rumores de que seu nome, que em inglês significa tiro, vem do fato de que era utilizado sobre a mesa, antigamente nos Estados Unidos, para que os convidados pudessem retirar os resquícios do projétil, ou mesmo o projétil, que ainda poderia conter na refeição derivada das caçadas. Hoje ele pode ser utilizado para diversos tipos de bebida, além de ser usado como objeto decorativo. Conheça mais sobre o menor copo para servir bebidas que existe!

A primeira menção ao copo de shot foi feito pelo New York Times na década de 40. Porém, o formato que conhecemos e usamos até hoje já era utilizado na maior parte das cidades americana nos anos 30. Atualmente, o copo de shot serve bebidas sem gelo e puras.

Outros Nomes para o Copo de Shot

O copo de shot já foi chamado de jiggers ou ponies e era utilizado como forma de mensurar a quantidade de bebida alcoólica. Durante o século 18 o whisky era servido em pequenos copos, de modo que os copos de shot também foram conhecidos como copos para whisky. Hoje em dia, o copo de shot é também encontrado como cowboy americano e yankee shot. Aqui no Brasil o copo de shot é comumente chamado de dose e é possível encontrar um copo semelhante para a degustação de cachaças.

Copo de Shot x Caballito

O copo de shot foi popularizado pelo consumo de tequila, bebida geralmente acompanhada de limão e sal. Porém, o recipiente tradicional utilizado para o consumo dessa especiaria chama-se caballito. Enquanto o copo de shot possui a base menor que sua superfície, o caballito tem design em linhas retas, ou seja, possui o mesmo tamanho da base à boca. Outra diferença é que enquanto no copo para shot a tequila é consumida em um único gole, no caballito a forma ideal de apreciação é em pequenos goles.

Os copos de shot ainda podem ser utilizados como elementos decorativos. Alguns estabelecimentos o fabricam como souvenir de lugares visitados. De qualquer forma, o copo de shot é um dos itens indispensáveis para se ter em casa.

Próximas campanhas