Cooktop

Cooktop

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCooktop

Opção para preparar pratos na mesa, em um balcão ou no espaço da ilha na cozinha. O cooktop é alternativa para substituir o uso dos tradicionais fogões, modernizar o ambiente culinário e renovar a decoração do espaço gourmet. Para reforçar sua versatilidade, a peça possui funcionamento à gás, na versão elétrica ou com sistema por indução. Maiores, mais compactos ou feitos sob medida, há uma diversidade de modelos de cooktop no mercado ideais para cada tipo de gosto, estilo e composição.

Pensando nisso, o Westwing apresenta abaixo uma série de dicas, informações e sugestões para que você possa se guiar, inspirar e saber um pouco mais sobre os diferenciais de cada versão, além, é claro, dos requisitos básicos para instalá-los corretamente. Navegue com a gente, confira o conteúdo a seguir, inspire-se e comece a se programar para renovar a composição com um cooktop!

O Que é um Cooktop

O cooktop é a peça composta pelos queimadores do fogão, não possui forno embutido embaixo e é bastante utilizada nas cozinhas planejadas. Sua instalação ocorre geralmente em balcões, ilhas de cozinha ou em uma mesa específica para seu uso. Por isso, ao decidir por sua instalação na cozinha é preciso ter em mente que será necessário a compra de um forno a parte para o local.

cooktop

Tipos de Cooktop

Além do design que apresentam, os tipos de cooktop são separados pelo número de bocas (na versão com quatro ou seis), e sistema de funcionamento que oferecem. Há três opções comercializadas: a gás, elétrico, elétrico e por indução.

  • Cooktop a gás: bastante parecido com o funcionamento do fogão convencional, o uso deste cooktop necessita da instalação de um botijão de gás. Além de também apresentarem queimadores de chama viva.
  • Cooktop elétrico: opção que trabalha a base de energia elétrica, por isso não emite chamas e dispensa o uso de gás.
  • Cooktop por indução: Neste modelo de cooktop há a necessidade do investimento em panelas feitas em ferro fundido ou aço com multicamada e fundo triplo. Por ser produzido em uma tampa vitrocerâmica, o calor será gerado através do contato desse tipo de panelacom o cooktop por correntes eletromagnéticas.

Panelas para Fogo de Indução

Há quem escolhe as panelas para o equipamento por indução pelo teste do imã, método em que se ela grudar na parte do acendedor. Porém, dessa maneira não tem como ter certeza que a panela é multicamadas. Por isso, o mais indicado é checar a informação antes de efetivar a compra. Outra sugestão para a escolha das panelas para cooktop é optar pelas de modelo em fundo plano, sem o formato arredondado, para garantir o aquecimento uniforme da comida.

Quando comprar panelas para seu cooktop de indução, procure por materiais que não são bons condutores de eletricidade, como o ferro. Panelas feitas de ferro fundido, aço inoxidável e camadas de aço inoxidável são boas escolhas para um cooktop de indução, enquanto panelas que são feitas de vidro, cobre ou alumínio não geram calor suficiente para um bom cozimento do alimento que será preparado. Algumas panelas são projetadas especificamente para cooktops de indução, mas se as suas panelas atuais são feitas de ferro fundido ou aço inoxidável elas também funcionam de maneira excelente.

Como regra geral, se um ímã grudar no fundo da sua panela, então esta panela deve funcionar perfeitamente no seu cooktop de indução. Por causa disto, é bastante útil ter sempre um pequeno ímã em mãos quando você for escolher panelas ou frigideiras para usar no seu cooktop de indução. Isto vai permitir que você teste rapidamente se uma determinada panela funcionará ou não.

Balcões para Instalar o Cooktop

Os balcões e demais espaços que irão receber um cooktop precisam, antes de tudo, atender a um requisito básico: suportar o calor acima de 90º. Materiais como mármore, madeira maciça, alvenaria (concreto, tijolo, cerâmica) e até laminados de madeira, são algumas das sugestões de matérias-primas indicadas para uso. Em qualquer um dos casos, indica-se optar por uma bancada de, no mínimo, 20 mm de espessura e totalmente plana. Um cooktop elétrico, por sua vez, requer plugue exclusivo para o eletrodoméstico.

No geral, a instalação de qualquer modelo de cooktop precisa de: mangueira metálica flexível, arruela de vedação, pasta para vedação, adaptador e duas chaves de boca. Durante a colocação da peça é preciso se certificar que todos os registros estejam fechados. Depois é preciso encaixar o adaptador no engate rápido, rosquear a ponta da mangueira metálica no adaptador (com a ajuda da pasta vedante) e apertar a mangueira no adaptador com a ajuda das duas chaves de boca.

Após isso, será necessário colocar a arruela na rosca da mangueira metálica, rosquear a mangueira no registro do gás e fazer o teste de vazamento envolvendo todas as conexões do cooktop com a espuma de sabão. Se formar bolha em alguma, ela precisará ser refeita e testada outra vez.

Dicas para Limpeza dos Tipos de Cooktop

Garantir a limpeza do cooktop ajuda a deixar o seu aparelho com um belo visual por mais tempo e bem conservado. Há uma série de dicas que ajudam a garantir a manutenção da sua peça e para te ajudar nessa questão, o Westwing selecionou algumas soluções práticas, simples e fáceis de seguir. Confira!

Passo a passo para limpar todos os tipos de Cooktop:

Selecionado a sua solução de limpeza, borrife pela superfície do cooktop e deixe de molho de 5 a 10 minutos.

✓ Lembre-se de retirar as grelhas do seu cooktop caso o modelo conte com as peças. Estes itens presentes em alguns tipos de cooktop podem ser higienizados quando colocados de molho em água morna com um pouco de detergente.
Após o período de molho, remova os produtos com a ajuda de um pano e água morna. Utilize a esponja caso as manchas e sujeiras permaneçam no cooktop. Torça e molhe-a novamente a cada passagem no cooktop.

✓ Uma forma de garantir a limpeza constante do cooktop é higienizar a área do aparelho sempre que algum líquido for derramado no espaço. Manter uma rotina semanal de limpeza na área também garante um bom desempenho do cooktop.

✓ Para manchas difíceis e limpar, a dica é apostar em uma solução especial feita de sal, bicarbonato de sódio e água.

Gostou das nossas dicas para que você possa garantir a limpeza do seu cooktop e de todo o nosso conteúdo sobre o equipamento? Aqui no Westwing sempre buscamos oferecer as melhores dicas, ideias e informações sobre casa e decoração.

Aproveite e cadastre-se conosco gratuitamente para ter acesso as nossas páginas e as campanhas diárias que apresentamos. Com nosso trabalho, queremos tornar cada lar o mais agradável, repleto de bem-estar e estilo. Inspire-se com a gente e transforme a sua casa para o visual que sempre sonhou!

 Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua cozinha em um ambiente mais moderno com um cooktop! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher o melhor cooktop com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de como limpar cooktop, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração com cooktop que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua cozinha. Navegue e descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar toda a sua casa com milhares de produtos exclusivos que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas