Cooktop na Madeira

Cooktop na Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCooktop na Madeira

Cozinhas funcionais, modernas, bem planejadas e que contam com utensílios apropriados e sempre à mão para as tarefas culinárias e domésticas é o sonho de qualquer pessoa – principalmente daquelas que amam e praticam a arte de cozinhar e não se importam em arrumar tudo depois! Na busca desta facilidade, os chamados cooktops ganharam destaque e hoje figuram como itens indispensáveis, sejam embutidos na pia, ilha ou em uma bancada, como o cooktop na madeira.

Prático, simples de limpar e usar, de fácil manutenção e superestético, o cooktop na madeira dá um toque contemporâneo rústico aos ambientes, uma vez que une a tecnologia de seu funcionamento e design à naturalidade da madeira em que é instalado. Várias são as formas de utilizar um cooktop na madeira; a seguir, o Westwing te mostra quais são elas, além de trazer dicas e informações essenciais para quem deseja ter este tipo de fogão. Confira!

Como escolher e instalar o cooktop na madeira?

Em alta no design de interiores e em projetos arquitetônicos atuais, os espaços gourmet ou cozinhas planejadas têm sido a alternativa para quem reside em imóveis pequenos. Para eles, armários sob medida, nichos e compartimentos estratégicos, cores claras e um moderno cooktop na madeira podem ser excelentes soluções.

No entanto, para se ter um fogão cooktop na madeira é preciso tomar alguns cuidados e realizar adaptações, tanto para sua instalação como no uso diário. Quanto à primeira, é essencial saber o tamanho exato do produto antes de adquirir a mobília, contratar um profissional qualificado, seguir as recomendações do fabricante e dispor de bancada com pelo menos 2 cm a 6 cm de espessura.

Ter um cooktop na madeira não significa que o material de sua base deva ser maciço, pelo contrário, bases de MDP ou MDF laqueadas ou revestidas com laminado também são indicadas, já que são difíceis de manchar, simples de limpar e suportam o calor. Para garantir praticidade, segurança e economia, o ideal é instalar o cooktop na madeira na altura da cintura e de forma a ficar distante da geladeira e pia e com tomada exclusiva na alvenaria.

Cooktop na madeira: tipos e atributos

A escolha de um cooktop na madeira também envolve seus modelos, que se diferenciam em desempenho e estética. Assim, para este tipo de uso, é possível optar pelo cooktop a gás, semelhante ao fogão convencional, ou cooktop elétrico, por indução ou não. No caso do primeiro, a saída de gás deve estar do lado externo, a 1 metro da madeira e 30 cm da tomada; para o elétrico, mantenha uma distância de 15 cm entre a madeira e a propagação de calor.

O estilo e dimensão do cooktop na madeira é outra prova da versatilidade da peça, uma vez que ela varia no número de bocas, podendo ter apenas uma ou ser do tipo cooktop 5 bocas. É possível, ainda, escolher entre as cores do cooktop na madeira: quando a gás, ele existe em versões pretas ou coloridas, enquanto o elétrico é encontrado em modelos pretos ou como cooktop de inox.

A cozinha com um cooktop na madeira

Com o cooktop na madeira, a decoração de uma cozinha ou espaço gourmet ganha estilo, personalidade e elegância, além de criar diferentes temáticas e padrões estéticos. Para um décor rústico, por exemplo, dê preferência a bases de madeira escuras e maciças; já para um ambiente contemporâneo, aposte em marcenaria clara.

Você verá que usar um cooktop na madeira é um passo importante na obtenção de praticidade, beleza e um design bem moderno!

Próximas campanhas