Cooktop Elétrico

Cooktop Elétrico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCooktop Elétrico

As cozinhas e espaços gourmets muitas vezes são os cômodos que mais contam com itens modernos, decoração contemporânea, toques industriais e muita tecnologia. Talvez tenha sido por enxergar esta tendência que o mercado de décor e eletrodomésticos vem criando mobiliários e acessórios cada vez mais ousados, inovadores e, por vezes, inusitados. Neste contexto, a utilidade doméstica do momento é o famoso cooktop elétrico, queridinho pelos amantes da culinária e must have de cozinhas planejadas atuais.

Quem não quer mais praticidade, rapidez e estilo para a hora de cozinhar, não é mesmo? E é aí que entra o cooktop elétrico, conhecido e admirado por sua alta tecnologia, além de permitir ao usuário e morador escolher por modelos que melhor atendam as suas necessidades, gostos e bolsos. A seguir, o Westwing apresenta um especial com tudo o que você saber sobre cooktop elétrico, desde seus tipos até características e usos. Boa leitura!

Vantagens do cooktop elétrico

Hoje em dia, está fácil ter acesso a itens que simplifiquem a nossa rotina, ajudem a preparar pratos deliciosos e ainda embelezem nossos cantinhos, seja em lojas físicas ou virtuais. Com o cooktop elétrico é exatamente assim que acontece, uma vez que é tendência de residências atuais e que buscam praticidade, inovação e estética.

Compacto, moderno e com design leve, o cooktop elétrico é conhecido como fogão de mesa por ser embutido e apresentar estrutura apenas com as bocas, sem o forno. Sua vantagem também está no fato de adaptar-se a diferentes superfícies, além de ser fácil de limpar, atingir rapidamente altas temperaturas e variar em modelos e tamanhos.

O fator tecnologia é outro ponto positivo do cooktop elétrico, visto que ele tem funcionamento avançado e existe em versões com controle de temperatura por toque, botão comum ou luz de LED; timer que “avisa” quando o alimento fica pronto; diferentes níveis de potência; ajustes por tipo de cozimento; painel digital; acendimento automático; e acelerador de potência.

Tipos de cooktop elétrico

O fogão cooktop elétrico pode ser encontrado em dois modelos específicos: um de uso comum e outro chamado de cooktop de indução. Eles são bastante parecidos por suas funcionalidades, bocas planas (sem grades) e desempenho através de eletricidade, no entanto, a diferença está no fato de o segundo não esquentar sem panelas e exigir panelas magnéticas próprias, já que funciona por ondas eletromagnéticas.

Os tipos de cooktop elétrico também se diferenciam por atributos especiais como quantidade de bocas, podendo ter de uma a cinco; voltagens de 110V ou 220V, materiais e acabamentos, tamanhos, marcas e cores, variando em pretas, as mais tradicionais, e pratas, cromadas ou inox.

Cooktop elétrico: dicas e opções de uso

Independentemente do modelo de cooktop elétrico, ele oferece diferentes opções de emprego no décor, combinando com todos os espaços: pode ser instalado, por exemplo, diretamente na bancada da pia, como o chamado cooktop na pedra, assim como em uma ilha central ou na entrada da cozinha, podendo ser instalado em um balcão para cooktop.

Se você optou pelo cooktop elétrico por indução, a dica é contratar profissionais experientes e especialistas na instalação de fogões deste tipo, pois ele exige tomada exclusiva e aplicação de normas específicas de segurança. Além disso, garanta panelas de aço inoxidável com fundo triplo ou de ferro e com diâmetro semelhante ao das bocas do cooktop elétrico.

E lembre-se: se você está acostumado a preparar as refeições em um fogão convencional ou cooktop a gás, cuidado no preparo para não queimar os alimentos, já que o cooktop elétrico esquenta bem mais rápido, nem para queimar a mão, caso ele não seja por indução!

Próximas campanhas