Conjunto para Queijo

Conjunto para Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraConjunto para Queijo

Seja para serem servidos com um delicioso lanche da tarde, como entrada de um sofisticado jantar ou até mesmo como acompanhamento de um bom vinho a dois, os queijos conquistaram de vez o paladar dos brasileiros. Pela sua diversidade de sabores e texturas, eles podem ser dispostos com uma infinidade de pratos e bebidas e são ideais para qualquer estação. Para servi-los, o ideal é utilizar utensílios adequados, como por exemplo, um conjunto para queijo.

O Westwing sabe o quão importa é receber bem as pessoas que você gosta. Por isso, você confere dicas preciosas para recepcionar seus convidados com o máximo de sofisticação. Confira os tipos de corte para queijo e harmonização com pratos e vinhos, aprenda a maneira correta de servir estas iguarias e como usar de forma adequada um belo conjunto para queijos. Mãos à obra!

  

Itens de um conjunto para queijo

O conjunto para queijo é um kit composto por: uma tábua de vidro para corte com alta resistência e facas com lâminas em inox com diferentes formatos. O cabo das facas pode ser de plástico ou de madeira e o formato das lâminas varia de acordo com o tipo de queijo a ser cortado. Confira o conteúdo de um conjunto básico:
Faca de queijo no formato de espátula: As facas com lâminas no formato de espátulas do conjunto para queijo são indicadas para queijos macios, como o brie e o camembert. Essas facas são ideais para cortar os queijos em fatias semelhantes às de uma torta. Facas com lâminas em formato de espátulas mais finas, podem ser usadas para queijos intermediários, como o cheddar.
Faca de queijo com lâmina de gume liso: Indicada para queijos mais duros, como o parmesão, as facas de gume liso do conjunto para queijos se assemelham mais ao formato das facas tradicionais. Elas são ideais para partir esses queijos em pedaços menores por causa de seu formato de folha pontuda. Para utilizá-la, primeiro perfure o queijo com a ponta da faca e depois deite a faca para quebra-lo. Caso o queijo venha no formato cilíndrico, primeiro o corte em fatias e, após, em triângulos menores, para serem servidos individualmente.

Harmonização de queijos

Por terem sabores fortes e bastante característicos, os queijos devem sempre ser servidos no conjunto e com acompanhamentos que enalteçam suas qualidades ao invés de neutralizá-las.
Um bom queijo parmesão ralado na hora pode incrementar massas e sopas. Já os queijos de sabores fortes, como o gorgonzola, são excelentes para serem usados nas preparações de risotos ou de molhos para massas.
Os queijos camembert, brie e a muçarela de búfala podem ser usados tanto em saladas como em pizzas de sabores agridoces. A muçarela de búfala também combina bastante como recheio de massas servidas com molho de tomate. Já o cheddar e a muçarela são ótimas opções para lanches quentes ou como cobertura de batatas assadas.

Harmonização de queijos com vinhos

Nada melhor que saber combinar seu conjunto para queijo com um bom vinho. Estes são exemplos infalíveis:
Vinho tinto seco encorpado ou espumantes: queijos brancos e cremosos, como o camembert e o brie;
Vinho tinto encorpado: queijos mais duros, como o parmesão;
Vinhos tintos em geral: combinam com queijos amarelos, como o gouda e o parmesão;
Vinho rosé ou vinho do porto: harmonizam muito bem com queijos azuis.
O queijo é um alimento riquíssimo, com muita história e uma infinidade de sabores. Descubra quais são os seus prediletos e aprenda como servi-los adequadamente com um conjunto para queijo!

Próximas campanhas