Como Tirar Manchas de Ferrugem

Como Tirar Manchas de Ferrugem

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Tirar Manchas de Ferrugem

Tem coisa mais chata do que a ferrugem? Aquela peça de ferro enferruja e acaba manchando roupas, móveis e a manchinha depois é difícil de tirar. A ferrugem é o resultado da reação entre o ferro e o oxigênio. Quando esses dois elementos se juntam, formam um terceiro: o óxido de ferro ou ferrugem, na linguagem popular. Os elementos misturados à umidade ajudam a propagar a ferrugem. Então, como tirar manchas de ferrugem?

As manchas de ferrugem podem impregnar em roupas, móveis, no chão e parece que por mais que você tente nada tira essas marcas e a impressão é de que você terá que conviver com elas pra sempre. Mas, existem algumas receitinhas milagrosas que podem acabar com este problema, fácil, fácil. Com o Westwing você vai conhecer algumas maneiras de como tirar manchas de ferrugem tanto de roupas como móveis e até mesmo pisos. Saiba mais!

Como Surgem as Manchas de Ferrugem?

Em primeiro lugar, antes de aprendermos como tirar ferrugem de piso, você sabe por que é tão fácil de elas surgirem na sua casa? A ferrugem é uma combinação simplificada de alguns elementos – água, ar e ferro – muito presentes em qualquer tipo de ambiente, da sua sala e cozinha aos banheiros e quartos. Por isso, é, de fato, comum o surgimento desse tipo de manchas no seu ambiente. Mas é igualmente fácil aprender como tirar ferrugem de piso.

Sabendo como tirar ferrugem de piso, tem-se maneiras rápidas de se livrar desse pequeno tormento que se forma na calmaria do seu lar antes mesmo de se transformar em um problema corriqueiro. E o melhor: além da ampla oferta de produtos que auxiliam na remoção de manchas, veremos algumas dicas caseiras sobre como tirar ferrugem de piso e facilitar esse processo com o que se tem à mão.

Por isso, vamos conferir, a seguir, os caminhos mais utilizados para se chegar à limpeza do ambiente o remover as incômodas manchas de ferrugem.

Como Tirar Manchas de Ferrugem com Bicarbonato de Sódio

Um dos melhores produtos de limpeza naturais que existe, o bicarbonato de sódio interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo com que ela se dissolva de forma fácil e rápida. Se você quer saber como tirar manchas de ferrugem, pode aplicar o bicarbonato de sódio nas manchas de ferrugem e misturá-lo com água até conseguir uma pasta consistente. Espalhe a mistura sobre a área manchada e deixe agir durante alguns minutos antes de retirar o excesso com um pano úmido.

Como Tirar Manchas de Ferrugem com Bebidas Gaseificadas

Os refrigerantes com gás também são extremamente eficazes na remoção da ferrugem. Por quê? Porque este tipo de bebida contém ácidos cítricos que são eficazes na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Umedeça um pano com um pouco de bebida à base de cola ou outra bebida gaseificada e esfregue bem sobre a ferrugem, que ela sai totalmente. Se ficar muito grudento, lave o objeto ou área com água e sabão e seque bem no final.

Como Tirar Manchas de Ferrugem com Vinagre Branco

O poder do vinagre branco é indiscutível, sendo tão eficaz na eliminação de bolor, bem como tirar manchas de ferrugem. Umedeça um pano com vinagre e passe-o sobre a mancha de ferrugem e com uma lixa comece a remover a mancha. Quanto mais ferrugem tiver, mais vinagre terá de aplicar. Se não tiver ou não quiser usar a lixa, junte sal ao vinagre, para conseguir o mesmo efeito. No final, é só passar água. Em pequenos objetos, mergulhe num recipiente com vinagre e deixe de um dia para o outro para tirar qualquer vestígio de ferrugem, lavando e secando depois.

Como Tirar Manchas de Ferrugem com Limão

O ácido cítrico presente na fruta é muito potente na remoção das manchas de ferrugem e basta cortar um limão ao meio e esfregá-lo diretamente na área até conseguir o resultado desejado. Para casos mais complicados, salpique o objeto enferrujado com sal e limão e deixe de um dia para o outro.

Dicas Sobre como Tirar Ferrugem de Piso

A dica a seguir sobre como tirar ferrugem de piso é tida como uma solução caseira, eficiente e rápida para se livrar desse incômodo que tem preferência pelas áreas mais úmidas do lar, como a cozinha e o banheiro, além de áreas externas. Confira as dicas do Westwing sobre como tirar ferrugem de piso:

  • Três colheres de vinagre claro;
  • Três colheres de suco do limão espremido;
  • Uma colher de detergente neutro e incolor.

Misture todos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, coloque sobre as manchas de ferrugem a solução resultante. Esfregue com uma escova ou vassoura – de acordo com o tamanho da mancha – até que ela saia completamente. Prático e rápido, não é? Essa solução é uma das mais utilizadas por quem deseja aprender como tirar ferrugem de piso.

Agora que você já sabe como tirar manchas de ferrugem, deixe tudo novinho!

Próximas campanhas