Como Servir Vinho

Como Servir Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Servir Vinho

Você sabe como servir vinho? Para os amantes dessa bebida milenar, a avaliação das características é apenas uma das etapas para uma verdadeira degustação. A arte de saborear um bom vinho também requer cuidados ao servir. Recipiente, acessórios, temperatura e até a forma de beber o líquido são fatores que influenciam na apreciação da bebida.

A aquisição de um bom vinho é um investimento compensado pelo prazer de saborear um produto de qualidade. No entanto, um deslize ao servir um vinho elaborado pode ser suficiente para influenciar suas características, afetando o seu sabor. Que tal aprender como servir vinhos de modo a atingir a máxima apreciação da bebida? Para tanto, não é preciso ser um sommelier. Basta seguir as dicas simples simples do Westwing e aprenda a servir vinho tinto, branco e suave. Confira também nossas dicas sobre temperatura e escolha das taças para uma degustação ideal!

Como Servir Vinho Corretamente

Produzir bons vinhos e levá-los ao ápice do sabor é uma arte que não se interrompe com o armazenamento das garrafas. Ela se prolonga até o momento de servir. Há diversas maneiras de como servir vinho de modo a preservar e potencializar ao máximo o seu sabor.

Como Servir Vinho

A forma correta de como servir vinho depende de fatores como idade da bebida, perfil de composição, tipo de taça e até a temperatura do local do serviço. A observação destes fatores está longe de ser uma mera questão estética ou detalhes reservados ao universo dos enólogos. Esses aspectos influenciam diretamente o sabor e qualidade da bebida e podem afetar o usufruto do seu investimento. Que tal aprender como servir vinho de maneira adequada?

Como Servir Vinho Tinto

Um cardápio a base de carnes vermelhas ou queijos fica ainda mais especial acompanhado de bons vinhos tintos. Os vinhos do tipo tinto seco são considerados mais complexos. Isso porque, eles costumam trazer em suas composição nuances de sabores distintos que se harmonizam para criar uma bebida singular. O indicado é servi-los entre os 16 e 18 graus.

Atente para a presença de sedimentos na garrafa ao servir seus vinhos tintos, principalmente no caso dos maduros. Um acessório como um decanter é uma excelente alternativa para separar os sedimentos antes do serviço. No entanto, atenção! Especialistas em como servir vinho tinto recomendam cuidado redobrado com o manuseio dos vinhos plenos com mais de 20 anos de idade. O equilíbrio delicado desses vinhos pode ser facilmente afetado. Portanto, evite uso de acessórios como o aerador para essa variedade.

Escolha das taças: ao servir vinhos tintos do tipo suave ou seco, atente para o design e temperatura da taça para vinho. É recomendável que a taça seja feita de vidro fino, absolutamente transparente.

Taças com a abertura levemente estreita e bojo alargado são mais recomendadas já que facilitam a apreciação do aroma dos vinhos. Segure a taça sempre pela haste. Evite tocar o bojo da taça para que a temperatura das mãos não venha a aquecer o líquido. Revele os aromas e sabores na composição dos tintos utilizando um aerador de vinho. Se não possuir o acessório, o ideal é abrir a garrafa cerca de trinta minutos antes de servir.

Como Servir Vinho Suave

Os vinhos suaves costumam apresentar sabor mais adocicado. Eles são uma ótima escolha de vinho para servir antes de uma refeição, já que são fáceis de beber e tendem a possuir baixa acidez. A temperatura ideal para servi-los é entre 12 e 15 graus.

Como Servir Vinho

Como Servir Vinho Branco

Muitas pessoas têm dúvidas quando assunto é como servir vinho branco. Ao contrário dos vinhos tintos, é recomendável que os vinhos brancos sejam servidos frescos. Uma temperatura média entre 6 e 12 graus é considerada ideal para o serviço dos vinhos brancos.

As taças de vidro em forma de ‘U’ ajudam a capturar e distribuir os aromas florais e frutais desses vinhos. A estrutura desse tipo de taça ajuda a direcionar o vinho branco para a frente do palato, equilibrando os tons ácidos e frutais. A abertura mais estreita ajuda a manter a refrigeração necessária para apreciação do sabor da bebida.

Como Servir Vinho

Tanto para vinhos tintos como para brancos é fundamental atentar para a abertura da garrafa. Ao abrir o recipiente, certifique-se de posicionar o abridor firmemente no centro da rolha antes de puxá-la para cima. O procedimento ajuda a evitar que partes da rolha se misturem com o líquido alterando o seu sabor.

Agora que você já aprender como servir vinho de todos os tipos, é só aproveitar e degustar!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa!

Próximas campanhas