Como Servir Queijo

Como Servir Queijo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Servir Queijo

Você sabe como servir queijo? A apresentação é o tempero final de um prato. Além de influenciar o apetite e decoração da mesa, a maneira como um alimento é servido também pode alterar o seu sabor. Portanto, é fundamental saber utilizar os métodos e utensílios certos ao servir queijos.

O queijo é um dos alimentos mais versáteis na cozinha, podendo ser utilizado como ingrediente para diversos tipos de pratos e é quase sempre garantia de momentos agradáveis para o paladar. Assim como vinho, saber como servir queijo requer alguns cuidados para que seja preservado o máximo do seu sabor. Confira as dicas do Westwing e inspire-se para montar a sua tábua de queijos!

Como Servir Queijo: Dicas e Receitas

Aprender como servir queijo é simples. No entanto, cada tipo de queijo requer cuidados diferenciados. Temperatura à mesa, modo de preparo e corte são fatores a atentar antes de servir qualquer tipo de variedade.

como servir queijo

A temperatura ambiente é a ideal para servir queijo. É recomendável retirar o queijo da geladeira 30 minutos antes de servir para que ele atinja o máximo do sabor.

como servir queijo

O corte é outro elemento importante a ser considerado para saber como servir queijo de maneira adequada. Para cortar queijos firmes, use uma faca para queijo ou uma faca afiada sem serra, mergulhe cerca de cinco minutos em água quente e enxugue. Deslize a faca do fundo para a frente da peça, aplicando pressão de modo a cortar o queijo uniformemente.

como servir queijo

Uma faca de manteiga ou patê pode ser utilizada para queijos macios como o brie. Cada queijo possui aroma e textura distintos. Para evitar interferências no sabor e odor é importante manter uma faca para cada tipo de queijo.

como servir queijo

É comum que existam dúvidas sobre como servir queijo em grandes quantidades. Ao servir peças inteiras, corte somente a porção que vai utilizar e coloque o resto de volta na geladeira para que preserve o seu sabor por mais tempo.

como servir queijo

Como Servir Queijo Brie e Camembert

Se você tem dúvida sobre como servir queijo do tipo brie e camembert, não se preocupe, pois o procedimento é mais simples do que muitas pessoas imaginam. Antes de comer, remova o brie da geladeira. Deixe repousar até que o brie atinja temperatura ambiente. Corte em pedaços e sirva o brie com um pão ou frutas como peras ou uvas. O mesmo vale para o camembert.

como servir queijo

Que tal aprender como servir queijo brie com um toque especial? O brie também pode ser assado e servido no recheaud. Para servir o brie no recheaud, asse o queijo em forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos em temperatura média. Retire do forno, transfira o brie para o rechaud aceso e leve à mesa. Você também pode apostar em receitas de queijo brie com geleia de pimenta para dar um toque especial!

Tábua de Frios

Monte uma tábua de queijos para servir variedades, como provolone e gorgonzola. Sirva queijos de diferentes tamanhos, formas e perfis de sabor ou textura para criar diversidade e deixar a sua tábua de queijos mais saborosa.

como servir queijo

Distribua os pedaços ou fatias uniformemente na bandeja ou tábua. Como servir queijo provolone é um bom tipo para misturar com outros queijos, além de possuir um sabor agradável para a maioria das pessoas.

como servir queijo

Mesmo as tábuas de queijo mais modestas podem ficar elegantes se for dada atenção à apresentação. Experimente servir queijos em uma tábua para queijo de madeira ou mármore ou bandeja de prata. Sirva o pão em um prato separado ou em uma cesta de vime.

Maçãs, peras, uvas, morangos, figos frescos e melão acrescentam variedade à tábua de queijos, especialmente se o queijo está sendo servido em festas e coquetéis. Acompanhamentos adicionais podem incluir castanhas, nozes, amêndoas ou figo. Queijos marinados em azeite podem ser servidos com um pequeno garfo ou colher.

como servir queijo

Noite de Queijos e Vinhos

É importante atentar para uma boa harmonização entre os alimentos e as bebidas para aprender como servir queijo e vinho. Queijos mais suaves harmonizam com vinhos mais leves. Já no caso dos queijos de sabor marcante, o ideal é entender como servir queijo servir com vinhos encorpados.

Em todos os casos, a melhor opção é sempre aquela agradável ao paladar. Lembre-se de fornecer uma faca ou utensílio para servir queijo para evitar que os seus convidados tenham de misturar as facas.

Receitas com Queijo

Ingrediente versátil e prático, o queijo pode ser servido também com a salada ou participando de um petisco simples. Assista ao vídeo abaixo e aprenda como fazer uma salada com queijo feta, melancia, tomate cereja e hortelã para aprimorar a sua refeição:

Aprenda a seguir passo a passo como montar um petisco com mozarela de búfala, azeitona, tomate e manjericão:

Continue no Westwing e confira mais dicas e ideias para servir e receber em casa!

Próximas campanhas