Como Restaurar Móveis com Tecido

Como Restaurar Móveis com Tecido

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Restaurar Móveis com Tecido

Você olha para sua casa e pensa que precisa mudar algo de lugar ou comprar um móvel novo?  Se você tem a necessidade de fazer algo fácil e renovar o visual sem gastar muito tempo veja o guia que o Westwing preparou. Saiba como restaurar móveis com tecidos, que é uma técnica fácil que pode mudar completamente a cara de uma cômoda, criado mudo e até de cadeiras.

Restaurar móveis com tecidos pode ser também a solução para não perder uma peça antiga de madeira que está envelhecida. Com poucos acessórios e algumas horas você ganha móveis novos, exclusivos, modernos e elegantes que vão ser destaque na sua decoração. Para isso, o Westwing te convida a conferir algumas dicas que vão inspirar o decorador que existe em você e te mostrar como restaurar móveis com tecidos de forma fácil e rápida.

Tudo sobre como restaurar móveis com tecido

A peça que será restaurada não precisa ser muito antiga, basta que você queira dar uma nova roupagem para ela. Dependendo do móvel, você não precisa cobrir tudo com tecido, pode forrar só a frente das gavetas, as laterais e parte de cima de um criado-mudo, as portas dos armários da cozinha, o interior das gavetas do banheiro ou de uma penteadeira. Imagine que bonito abrir uma gaveta e ver um belo tecido dentro!

Acompanhe o passo a passo de como restaurar móveis com tecido:

  • Faça uma limpeza no móvel que vai restaurar e deixe ele pronto para receber a cola e o tecido. Aproveite para medir cada parte do móvel. Com isso você vai saber quanto de tecido precisar comprar;
  • Escolha um tecido encorpado e sem muito elastano. Quanto mais grosso o acabamento melhor, e quanto menos ele esticar mais fácil será seu trabalho.
  • A melhor maneira de como restaurar móveis com tecido é escolher uma estampa e cor que combinem com outros elementos da decoração. Padronagens com cores neutras, folhas e flores são mais clássicas;
  • Com o tecido em mãos, compre um tubo grande de cola branca e um pincel. Separe também uma espátula ou régua, que vão ajudar na hora de fixar o tecido;
  • Com tudo em mãos é hora de começar o trabalho! A aplicação pode ser feita em uma mesa ou no chão, o que é uma forma mais prática de como restaurar móveis com tecidos. Antes de aplicar a cola, faça os cortes do tecido pelas partes onde eles serão colados. Deixe sempre uma sobra lembrando das dobras e do acabamento, e de possíveis erros ao longo do processo.
  • Espalhe a cola com o pincel pela superfície. Se for uma peça muito grande vá fazendo aos poucos, para evitar que a cola seque. Vá colando o tecido e passando a espátula para evitar bolhas de ar. Em uma gaveta, por exemplo, espalhe a cola em cada parte interna, e vá aplicando o tecido aos poucos, cortando as sobras. Viu só como restaurar móveis com tecido é fácil?

Como restaurar móveis com tecido sem errar?

Como restaurar móveis com tecidos e deixá-los perfeitos? Siga algumas dicas para não errar na hora de renovar seu mobiliário:

  • Se você escolher uma gaveta lembre-se de não forrar as partes que deslizam internamente. Normalmente as gavetas têm medidas exatas para abrir e fechar.
  • Depois de pronto, deixar descansar até secar totalmente.
  • O uso da égua ou espátula é essencial para não formar bolhas
  • Cuidado com a quantidade de cola que for usar. Muita cola pode encharcar o tecido e dar uma aparência diferente a ele.

O Westwing sabe que pensar nos detalhes e ter sempre algo novo é emocionante! Aqui você confere dicas no estilo de como restaurar móveis com tecidos para transformar sua casa e mobiliário em uma verdadeira experiência de decoração.

Próximas campanhas