Como Preparar o Chá Verde

Como Preparar o Chá Verde

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Preparar o Chá Verde

Todo mundo já ouviu falar dos benefícios dessa famosa bebida oriental originada das folhas Camellia sinensis: o chá verde. Mas, você sabe como preparar o chá verde? Na China, ele é tradicional e cercado de lendas. Uma delas conta que, em 2737 a.C., Shen Nung, imperador da China, descansava embaixo de uma árvore e seus servos preparavam seu chá quando algumas folhas caíram na água fervente. O imperador gostou do aroma e bebeu da infusão, assim teria nascido o chá verde. Sabemos que essa é apenas uma lenda, mas mostra o valor que esse chá conquistou cultural, religiosa e economicamente.

Curiosamente, o chá verde foi o único que se popularizou no Japão. Por volta do século IX, monges budistas Japoneses, que viajavam pela China, teriam levado sementes para cultivar. Ficou com vontade de tomar essa bebida repleta de histórias e benefícios? O Westwing te ensina como preparar o chá verde!

Como Preparar o Chá Verde: Passo a Passo

Saber como preparar o chá verde é uma arte mas, requer alguns pequenos cuidados em seus detalhes para que, desta maneira, suas propriedades, sabor fresco e tudo que tem ele tem de bom para oferecer sejam conservados. Um detalhe importante que vai além de como preparar o chá verde, é que ele deve ser consumido na hora!

Sem mais delongas, vamos te ensinar como preparar esse famoso chá:

Primeiramente, é preferível usar folhas frescas ao invés de saquinhos de chá. Aconselha- se a medida de mais ou menos uma colher de chá da erva para uma xícara de água. Você pode dobrar a receita conforme o número de pessoas que irão consumir.

  1. Aqui está o todo o segredo de como preparar o chá verde: ferva a água até que comece a borbulhar ligeiramente, apague o fogo e despeje as folhas para a infusão de mais ou menos 60 segundos.
  2. Se for servir o chá para mais pessoas, faça em terços, pois na primeira verte o chá está mais fraco que na última. Dessa forma, o sabor será distribuído por igual para todas as xícaras.
  3. O ideal é beber o chá verde na hora e sem adição de açúcar ou leite. Se ele estiver muito amargo, provavelmente a água ferveu demais ou ficou muito tempo na infusão.

Benefícios do Chá Verde

O chá verde caiu nas graças dos brasileiros principalmente por ter efeitos, desintoxicantes, diuréticos e acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gordura, cientificamente comprovados, mas esse é apenas alguns dos bens que ele traz e, para isso, é preciso saber como preparar o chá verde corretamente.

Estudos mostram que ele é rico em substâncias antioxidantes, auxilia na prevenção do câncer e ainda diminui as taxas de colesterol ruim. Além de possuir potássio, ácido fólico e vitaminas C,K, B1 e B2, todas essas vantagens são proporcionadas para quem sabe como preparar o chá verde.

Quando nos preocupamos em como preparar o chá verde, ele também é ótimo para ajudar na digestão, uma vez que ativa a produção de ácidos estomacais. Afinal, se a erva amargar, as propriedades serão perdidas, e aí é que está todo o segredo de como preparar o chá verde. Não é atoa que ele é super querido e se tornou rapidamente uma bebida clássica e inclusa nos hábitos alimentares japoneses e também por aqui.

Agora que você já sabe como preparar o chá verde, pode incluí-lo no seu dia a dia e desfrutar de todas as vantagens que ele pode trazer para o bem-estar do seu corpo.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas