Como Pintar Paredes

Como Pintar Paredes

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Pintar Paredes

Se para você as palavras de ordem para uma decoração moderna e para a repaginação da casa são economia e criatividade, então você precisa aprender como pintar paredes! Com técnicas simples, trabalhos manuais fáceis e certos cuidados, é possível transformar a cor das paredes de ambientes internos e externos por meio do conceito de “faça você mesmo”, com métodos práticos e até divertidos!  

Conhecedor e legítima fonte de inspirações para compor interiores com bom gosto e elegância, o Westwing busca não apenas trazer novidades sobre peças decorativas, utensílios, móveis e suas peculiaridades, mas pretende causar em você uma agradável experiência decorativa com dicas, informações e sugestões. Entender como pintar paredes, por exemplo, é uma delas, o que inclui propostas interessantes, estratégias certeiras e orientações essenciais. Portanto, pinte e reinvente a aparência das divisórias de sua casa com o nosso especial!

Formas adequadas e materiais corretos

É fundamental saber como pintar paredes da maneira certa e quais equipamentos ter em mãos para que essa atividade não se torne uma vivência frustrante e cheia de complicações. Então, a primeira indicação é pela definição de quais paredes serão pintadas e se elas necessitam de reparos. Para aprender como pintar paredes também vale uma avaliação das demais cores do ambiente, dos objetos que o compõe e da paleta de cores escolhida.

Como pintar paredes: Materiais

O próximo passo para quem quer aprender como pintar paredes é escolher os itens que serão usados para a atividade. Os principais e mais úteis são lixa; luva; máscara; óculos; espátula; lona de plástico; papelão ondulado; massa corrida; gesso; fita-crepe grossa; rolo de pintura; bandeja, caçamba e misturador de tinta; tinta e trincha.

como pintar paredes

Como pintar paredes: Quantidade de tinta

A dica de como pintar paredes com a quantidade certa de tinta é seguir dois passos básicos: calcule a dimensão da parede que será pintada, multiplicando o seu tamanho pela altura que vai do chão ao teto (pé-direito). Feita  a medição, o resultado deverá ser multiplicado pela quantidade de demãos que será dada na parede. Mas, se preferir, baseie-se nos dados indicados na própria lata de tinta para parede ou pergunte ao vendedor.

Como pintar paredes: Cores

Sugerimos que você não confie totalmente no catálogo de tintas, pois elas variam em contato com a parede. Além disso, mesmo que as tintas tenham a mesma cor, podem ser de lotes diferentes, detalhe responsável pela mudança no tom. Para evitar erros ao pintar sua parede, basta comprar um galão pequeno da tinta escolhida e testá-la em uma área reduzida da parede ou misturar todas as tintas na caçamba.

Proteção das demais superfícies e eliminação de imperfeições na parede. piso deve ser protegido com o papelão; rodapés, maçanetas e batentes com a fita-crepe; os móveis com a lona; e os espelhos retirados dos interruptores. A massa corrida também servirá para tampar os buraquinhos da parede e pode ser aplicada com a espátula; as imperfeições maiores devem ser escondidas com o gesso. Ambos necessitam de pelo menos 20 minutos de secagem para que a lixa seja passada.

Como pintar paredes: Aplicação da tinta. Recomendamos que a trincha seja usada para mexer a tinta e fazer um traço horizontal junto ao teto. Deste traço para baixo, pinte com o rolo, sempre na direção vertical. As próximas demãos (geralmente duas ou três) devem ser feitas somente após a secagem total da primeira.

Como pintar paredes de tipos e ambientes diferentes?

Em dúvida sobre a técnica certa de como pintar paredes de acordo com o local onde se encontra a estrutura? As paredes de uma casa vão além de simples delimitações de espaços: elas são capazes de dar um novo visual aos ambientes e causar diferentes sensações de acordo com os cômodos que separam e como os dividem. Assim, saber como pintar paredes também depende do tipo e local das mesmas.

Como pintar paredes internas. Para pintar paredes internas a tinta indicada é a látex ou PVA; ela é à base de água e seu acabamento existe apenas na opção fosco. Quando o assunto é como pintar paredes externas, invista na tinta acrílica, que também pode ser aplicada em áreas internas e conta com três tipos de finalização: acetinado, semibrilho e fosco. A acrílica também é ideal para pintura de paredes de gesso. Se a ideia é entender como pintar paredes já coloridas ou desgastadas, você pode optar pela tinta látex, pois o seu detalhe fosco disfarça melhor os defeitos.

Dicas de como pintar parede

  • Como pintar paredes decorativas? Se a proposta é apenas renovar o visual de um cômodo, escolher e pintar uma única parede pode ser suficiente para causar o efeito desejado.  Se o cômodo for muito amplo e o desejo for torná-lo mais aconchegante, invista em uma parede de cor quente ou que contraste com as outras paredes.
  • Como pintar paredes com bolor? Para pintar uma parede com mofo é fundamental tratar do problema antes de começar a reforma. Se o problema for localizado em pequenas áreas, o mofo pode ser facilmente removido com solução de água e vinagre em partes iguais. Seque com um secador e ventile o ambiente se possível. No caso de uma parede infestada por mofo, o ideal é tratar com produto específico ou lançar mão de ajuda profissional antes da pintura para garantir a saúde e bem estar dos moradores.
  • Como pintar paredes com listras? Pintar uma parede com listras pode ser bem simples. Depois de escolher as tintas e preparar a parede conforme indicado, aplique fita crepe em toda a extensão a ser pintada para separar a superfície em partes iguais. Depois é só aplicar a tinta, de acordo com o padrão listrado desejado, aguardar secar e retirar as fitas cuidadosamente.

O Westwing é o maior clube de compras exclusivo para casa e decoração do Brasil e traz muita inspiração para você transformar seus ambientes deixando-os do jeitinho que você sempre sonhou. Renove o visual da sua casa com toda praticidade. Basta escolher seus produtos, fazer a encomenda e libertar sua criatividade ao compor seus ambientes! Aproveite móveis e acessórios com até 70% de desconto e confira muitas ideias simples, dicas e sugestões para decorar todos os cômodos. Mergulhe no maravilhoso universo casa e decoração em nossa companhia e comece agora mesmo a transformar seus espaços!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas