Como Organizar o Armário de Cozinha

Como Organizar o Armário de Cozinha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Organizar o Armário de Cozinha

Seu armário de cozinha vive bagunçado e a louça acaba pulando para fora quando você abre uma porta? Se você precisa dar um fim nisso, chegou a hora de aprender como organizar o armário de cozinha! A organização faz com que você ache os itens mais facilmente e acomode muito mais coisa em um mesmo espaço, deixando seus armários mais funcionais, limpos e práticos. Arrumar os armários de cozinha pode parecer uma tarefa chata e difícil, mas você verá como o resultado pode ser incrível!

Aprender como organizar o armário de cozinha requer um pouco de paciência e dedicação, porém, depois da arrumação, você até ficará com vontade de preparar algo especial na sua cozinha, apenas para testar a nova disposição de utensílios e panelas. Quer algumas dicas de como organizar o armário de cozinha? O Westwing separou algumas. Confira!

Dicas de Como Organizar o Armário de Cozinha

O primeiro ensinamento de como organizar o armário de cozinha é fazer uma triagem nos armários. Você deve retirar tudo o que estiver dentro deles – pratos, xícaras, panelas, tigelas, tudo! – e colocar esses itens em cima da mesa ou em caixas.

Na sequência, analise quais itens são essenciais para você e quais podem ser doados ou jogados fora. Sabe aquela cafeteira quebrada que você tem dó de jogar, uma coleção de copos de redes de lanchonetes que você vem guardando ou uma pilha de pratinhos descartáveis? Você precisa mesmo disso? Pense que agora é o momento de manter apenas os objetos que você utiliza e descartar o que só ocupa espaço.

Limpeza dos Armários

Hora de limpar os armários! Faça isso de cima para baixo e passe um pano nas portas também. O passo a passo de como organizar o armário de cozinha inclui remover todas as migalhas, manchas e poeira para garantir que seus armários fiquem livres de insetos. Uma dica, aqui, é misturar um pouco de água com vinagre de álcool branco para limpar os armários. Se a sujeira for mais resistente, experimente o bicarbonato de sódio.

Depois de limpar os armários, forre-os com papel. Você pode usar, além de papel, vinil ou espuma EVA. Coloque também sachês nos cantos dos armários, utilizando flores e folhas secas como pétalas de rosas ou paus de canela. Eucalipto também é ótimo para espantar insetos.

Dicas de Como Organizar Armário de Cozinha Pequeno

Panelas, louça, talheres, acessórios: como organizar um armário de cozinha com pouco espaço? Pode até parecer impossível manter a ordem na cozinha contando apenas com armários pequenos. No entanto, com algumas dicas de design de interiores é possível criar espaço e organização num cômodo pequeno sem perder estilo. O primeiro passo para se começar a organizar armários pequenos é determinar um lugar para cada tipo de acessório. Depois é preciso pensar na disposição dos objetos e utensílios de modo a manter os itens de uso diário sempre ao alcance da mão. Veja como organizar armário de cozinha pequeno em todos os detalhes.

Como Organizar Armário de Cozinha Pequeno: O Espaço Interno

Para aprender como organizar armário de cozinha pequeno, comece avaliando o quanto de espaço você realmente dispõe. Faça o inventário dos objetos e retire dos armários todos os itens que não devem ou não precisam estar ali. Com uma ideia exata da quantidade e volume de objetos que você precisa organizar, ficará mais simples atingir o objetivo final e aproveitar bem as áreas internas e externas nos armários pequenos.

Acessórios que Facilitam a Organização

  • Prateleiras: o recomendável é guardar nas prateleiras expostas os itens de uso diário. Nas internas ou altas, guarde os artigos utilizados mais esporadicamente. Ganhe mais espaço criando prateleiras internas nos armários pequenos com a ajuda de barras de cortina para banheiro. Há muitos modelos ajustáveis e eles podem ser utilizados para criar áreas para pendurar e organizar utensílios no armário. Se houver área disponível abaixo da pia, instale a barra entre as paredes e utilize para pendurar produtos e acessórios de limpeza. Para as prateleiras superiores dos armários pequenos, ganhe mais organização com ajuda de acessórios como um pequeno porta-xícaras. O truque também pode ser aplicado para armários planejados pequenos.
  • Gavetas: quer saber como organizar armário de cozinha pequeno de forma simples? Atente-se para as gavetas. Os organizadores de gavetas são uma necessidade para quem quer aprender como organizar armário de cozinha pequeno. Evite ao máximo deixar os itens soltos misturando objetos de usos distintos nas gavetas. Quanto mais bem divididas, melhor para a organização do armário pequeno.

Finalizando a Organização do Armário de Cozinha

Finalmente, é chegada a hora de colocar os itens dentro dos armários. Primeiramente, deixe tudo bem visível. Depois, junte todos os itens de vidro, tais como copos, jarras, etc., reúna todos os tipos de taças no mesmo lugar, junte seus pratos e tigelas e separe louças finas e itens festivos. Deixe a louça que você usa com mais frequência nos lugares que têm o acesso mais fácil. O melhor lugar é em cima da pia, pois, se você guardar os itens embaixo dela, terá que se abaixar toda hora para pegar o que precisa.

Em um outro armário de fácil acesso, guarde os copos, xícaras, pires e outros itens usados diariamente. Guarde a louça fina e outros itens mais frágeis nos lugares mais altos e reserve os armários de baixo para as panelas. Por fim, os eletrodomésticos devem ficar sobre o balcão principal da cozinha. Os outros, usados menos frequentemente, podem ficar guardados nos armários.

Seguindo nossas dicas de como organizar o armário de cozinha você deixa esse ambiente muito mais gostoso e funcional. Vai dar até gosto cozinhar em um lugar assim!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas