Como Organizar Espaços Pequenos

Como Organizar Espaços Pequenos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Organizar Espaços Pequenos

Deixar ambientes pequenos ordenados parece ser um desafio. Com o aumento da população veio a diminuição dos lares nas grandes metrópoles, fazendo com que essa questão atinja muitas pessoas. Hoje em dia é normal ver indivíduos que vivem com pouco espaço e muitos itens para serem ordenados. Torna-se cada vez mais importante saber truques de como organizar espaços pequenos e otimizar o cômodo que se tem.

O Westwing selecionou algumas dicas úteis e interessantes para trazer ordem para o seu lar. Com ajuda da Priscila Saboia, personal organizer do site Reorganize e da Licia Hubinger, do site Como Arrumar a Casa, compilamos ideias de como organizar espaços pequenos que podem ajudar a sua vida e fazer com que você economize tempo na busca por objetos. Saiba ainda como decorar seus ambientes e veja dicas de como fazer com que eles pareçam maiores e mais espaçosos. Tenha cômodos limpos e arrumados com as nossas dicas!

 

Como fazer espaços pequenos parecerem maiores

Ambientes pequenos pedem unidades visuais. Para fazer com que eles pareçam maiores aconselha-se mesclar vários tons em uma mesma cor ou criar uma decoração monocromática de cor clara.

Cortinas transparentes e persianas são boas formas de valorizar a luz ambiente economizando espaço. A cortina romana é uma boa pedida, pois se move rente à janela, ocupando pouco do cômodo.

Os espelhos, se colocados estrategicamente, criam a sensação de alongamento do cômodo. Se possível, opte por um espelho que ocupe a parede inteira para que o ambiente pareça dobrar de tamanho.

Uma forma de como organizar espaços pequenos que engrandece o espaço é optar por tintas que refletem mais luz, como as que possuem acabamento com brilho. Isso facilitará a ampliação visual do ambiente.

Móveis versáteis ajudam na economia de espaço. Aposte em mesas de centro que podem virar uma mesa de jantar de estilo japonês, sofás-camas, camas com gaveteiros, pufes baú, entre outros. Eles são práticos e excelentes maneiras de como organizar espaços pequenos.

A Priscila indica que todos os cantos da casa sejam valorizados. ‘’ Vãos na escada, uma coluna ou algum cantinho da casa está livre? Esses são os locais mais propícios para se montar prateleiras, colocar prendedores e reunir objetos aleatórios que você precisa guardar’’, recomenda.

Como organizar espaços pequenos

A locomoção em ambientes diminutos é muito importante. Muitos objetos e móveis trancam a passagem ou a dificultam. As paredes são aliadas e são ótimas opções de como organizar espaços pequenos.

Prateleiras e nichos dão novas opções de compartimentos sem ocupar espaço no chão. Para maior comodidade, a televisão pode ser suspensa e apoiada em um painel. Abajures podem ser trocados por luminárias, eliminando a necessidade de uma mesa lateral. Quanto mais objetos forem tirados do chão, mais organizado ele parecerá.

O desapego é muito importante para os que possuem cômodos diminutos. Doe e se desfaça do que não usa mais e tenha apenas o necessário. Isso fará com que o ambiente fique mais limpo e passe a impressão de ser maior. Segundo a Licia, após uma limpeza, podemos descobrir que pelo menos 30 % dos objetos que estão em uma gaveta são desnecessários, por exemplo.

O acúmulo de pequenos objetos faz com que o ambiente pareça menor. Por isso, uma maneira de como organizar espaços pequenos é apostar em caixas organizadoras. Nesse caso, unidade de cor também ajuda, por isso, use-os nos mesmos tons.

As portas podem e devem fazer parte da arrumação de casas. Sapateiras na organização guardam produtos de limpeza na área de serviço, ganchos serem usados pendurar sapatos, toalheiros ficam atrás das portas e cestos organizadores pendurados acomodam pequenos objetos.  ‘’ No caso de banheiros e cozinhas pequenas, use a parte interna da porta dos armários para colocar uma cesta organizadora de encaixar. A porta do seu quarto pode ser uma ótima maneira de organizar, pendurando cabides organizadores verticais’’, indica Licia.

Essas dicas irão dar a impressão de ambientes maiores. Comece a arrumação com nossas ideias de como organizar espaços pequenos e otimize já seu cômodo.

Próximas campanhas