Como Limpar Prata

Como Limpar Prata

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Limpar Prata

Metal considerado nobre e sofisticado, a prata dá forma a diversas peças, de louças, utensílios e talheres a objetos de decoração e joias, sendo o seu potencial um dos mais redutivos, isto é, mais difícil de oxidar. De qualquer forma, saber como limpar prata é essencial para manter os acessórios com ela fabricados sempre lindos e com brilho, além de ser uma maneira barata e prática de conservar sua prataria em casa.

Por mais que seja um material precioso, é inevitável a prata não escurecer, ficar amarelada e com o aspecto envelhecido com o passar dos anos, vinda daí a importância e necessidade de saber como limpar prata da forma correta e com os materiais adequados. Se você tem peças de prata, sejam elas novas ou antigas, e não sabe como fazê-las ficar ainda mais brilhantes e lustrosas, acompanhe este artigo do Westwing e aposte em nossas dicas!

Diferentes formas de como limpar prata

Você já parou para pensar em como limpar prata de forma eficaz e em casa, sem a necessidade de levar seus artigos e talheres prateados para locais específicos ou gastar com produtos caros? Pois hoje em dia isso já é possível com técnicas caseiras simples e super rápidas, que garantem igualmente o aspecto radiante da prata.

Para tal, muitos são os métodos e explicações voltados a entender como limpar prata do jeito certo para que o material não fique ainda mais escuro e/ou perca de vez o seu brilho. Dentre eles, os mais comuns e eficientes são:

Como limpar prata com bicarbonato: nesse caso, deve-se adicionar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio + três de sal a um litro de água fervente. Acrescente um pedaço de papel alumínio e deixe a peça de prata imersa por alguns minutos: o bicarbonato em contato com o papel cria uma reação química capaz de acabar com o sulfureto de prata (substância responsável pela cor escurecida). Outra forma bastante eficiente de como limpar prata é criar uma pasta com bicarbonato e água quente, polindo a peça com um paninho de algodão.

Como limpar prata com creme dental: para essa técnica, o mais importante é utilizar pasta de dente branca, sem agentes branqueadores ou corrosivos. Basta passar o produto sobre a prata, deixar agir por alguns minutos e esfregar a peça delicadamente com um pano seco. Após, é preciso lavá-la com água corrente e secar bem com um pano macio.

Como Limpar Prata

Como limpar prata: joias e bijuterias

A principal dica para as suas joias, antes mesmo de aprender a como limpar prata, é: use-as muito! Isso porque, manter as peças em constante movimento, sem deixá-las paradas na estante ou guardadas em porta-joias por muito tempo (além envolvê-las em toalhas de papel antes de guardar), evita escurecê-las e enferrujá-las. Porém, caso você tenha adereços sem uso há muito tempo ou que começaram a apresentar pequenas manchas, a sugestão de como limpar prata é primeiro fazer um teste lavando uma pequena parte da bijuteria com água morna, sabão neutro e um tecido suave.

Já para o caso de uma aliança de prata, basta limpar a peça esfregando-a delicadamente com uma escova de dente de cerdas bem macias, umedecida com água morna e sabão de coco; após, seque-a com uma flanela. E lembre-se: se suas joias são muito valiosas, evite o uso dos materiais caseiros acima indicados e leve-as a um profissional que tem técnicas e produtos apropriados, além de saber como limpar prata sem o risco de arranhar ou danificar as peças.

Próximas campanhas