Como Limpar Azulejos

Como Limpar Azulejos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Limpar Azulejos

Azulejos talvez sejam as opções mais antigas e usadas para revestir as paredes dos cômodos de uma casa de forma versátil, prática e bonita, incluindo aí o fato de serem peças fáceis de limpar e manter – o que não exclui a chance de também serem manchados e sujos com facilidade! Partindo dessas características, é essencial ao morador saber como limpar azulejos de forma correta e eficiente para que o revestimento mantenha-se sempre vistoso e higienizado.

Para aprender como limpar azulejos não são necessários grandes conhecimentos, muito menos produtos caros e difíceis de usar: basta dispor de materiais caseiros e seguir as dicas do Westwing para conservar essas peças cerâmicas com praticidade! Aprenda com este artigo especial sobre como limpar azulejos a dar vida nova aos espaços do lar e veja que existem técnicas mais simples e rápidas de cuidar e dar brilho às paredes do que você imagina!

Como limpar azulejos engordurados

De todos os cômodos de uma casa, certamente a cozinha e os espaços gourmets são os locais onde mais se encontra gordura e vestígios de óleo. Por mais que se evite fazer frituras ou se disponha de uma coifa moderna e de boa qualidade, os focos engordurados no revestimento são invitáveis. É por isso que o ambiente necessita de métodos eficazes de limpar azulejos.

Dentre as formas mais fáceis, produtivas e funcionais de aprender como limpar azulejos e deixá-los brilhantes – e que também são super úteis à lavagem do piso –, estão:

Como limpar azulejos com bicarbonato: deve-se fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água, passá-la por toda a extensão dos azulejos e deixar descansar por cerca de dez minutos. Após, use uma escova de roupa para esfregar bem as paredes, enxágue com bastante água e seque. Também é possível substituir a água pelo suco de um limão.

Como limpar azulejos com amido: este método de lavagem é mais indicado para azulejos brancos. Basta misturar uma colher de sopa de amido de milho a um litro de água e aplicar sobre o revestimento, enxaguando-o em seguida. A técnica deixa o azulejo brilhoso e com aspecto renovado, porém, deve ser aplicada com mais frequência.

Como Limpar Azulejos

Como limpar azulejos com detergente: para esta forma de limpeza, é preciso esfregar todas as paredes com detergente neutro e esponja e enxaguar em abundância. O detergente clorado e alguns detergentes especiais próprios para limpeza de azulejo não apenas limpam o revestimento como o conserva.

Como limpar azulejos de banheiro

O banheiro é um cômodo excelente para a aplicação de revestimentos cerâmicos como os azulejos, principalmente as peças mais claras, ótimas para ampliar o ambiente, que costuma ser reduzido. No entanto, elas também são mais facilmente encardidas e propagam nitidamente a sujeira.

Para saber como limpar azulejos de banheiro, a dica é usar vinagre branco em todas as paredes com este tipo de revestimento, especialmente na área de dentro do box. É necessário misturar a substância ao dobro da quantidade de água e algumas gotas de detergente, inserir a mistura em um borrifador, aplicá-la sobre os azulejos, esfregar com uma esponja e tirar bem a umidade com um pano seco.

Como limpar azulejos: da lavagem à conservação

Após aprender como limpar azulejos e deixar suas peças brilhosas e higienizadas, é preciso manter a limpeza, evitar que novas sujeiras se acumulem em um curto espaço de tempo e facilitar as próximas lavagens. Para tal, a sugestão é aplicar lustra móveis diluído em um pouco de água em todos os azulejos, depois de bem limpos e secos. Assim, seus revestimentos ganharão proteção e seu trabalho mais valor!

Próximas campanhas