Como Lavar Cortinas

Como Lavar Cortinas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Lavar Cortinas

As cortinas são peças de grande destaque em qualquer ambiente, porémm devido à sua alta exposição, elas estão sujeitas a alguns vilões do cotidiano: o sol, a poeira e a umidade. Por isso, o uso de aspirador periodicamente e o processo de lavagem adequado é muito importante para manter as qualidades originais dos materiais, por exemplo, tecidos misturados com poliéster amassam menos e correm menor risco de encolher. Mas afinal, como lavar cortinas?

Para aprender como lavar cortinas é necessário atentar para o tipo de tecido. Quem procura praticidade, deve optar por modelos duráveis e fáceis de cuidar, sendo que seguir as instruções do fabricante, quando oferecidas, é sempre a melhor solução. Mas, aqui vamos dar umas diretrizes gerais de como lavar cortinas. No Westwing você encontra as melhores dicas para cuidar de cada canto de sua casa com muita sofisticação e deixa-la preparada para qualquer situação. Confira!

Como Lavar Cortinas: Detalhes Gerais

Para lavar cortinas é necessário retirar qualquer acessório que possa estar acoplado à elas, como argolas ou ilhós. Entre os primeiros passos de como lavar cortinas, antes de iniciar a lavagem, é indicado usar o aspirador com o bocal de escova em todo o tecido para tirar o pó acumulado.

Na máquina de lavar, coloque apenas a cortina, sem o forro ou outras peças de roupa ou cama, mesa e banho, e evite centrifugar, para não estragar a trama nem as cores originais. Aprendendo como lavar cortinas muito sujas, você saberá que deve deixe-las de molho em sabão em pó ou de coco por até 40 minutos.

Aprender como lavar cortinas é importante, pois cada fase tem uma temperatura de água especifica: a pré-lavagem deve sempre ser feita com água fria, já durante a lavagem, dependendo, claro, do tipo de tecido, a cortina pode receber água quente, o que ajuda a remover manchas. Não use amaciante, pois ele pode deixar marcas.

Depois de prosseguir com o processo de como lavar cortinas, para secar, devolva os modelos para o varão ou trilho, o que além de auto-alisar a peça, também dará caimento.

Como Lavar Cortinas: Cuidados com Cada Tipo de Tecido

Como dito, cada tipo de tecido e modelo necessita de cuidados especiais durante o procedimento de como lavar cortinas. Veja alguns exemplos:

  • Voil: se lavar à máquina, deve ser em modo delicado. Utilize sabão liquido de coco. Se for branco, coloque uma colher de sopa de bicarbonato.
  • Algodão pré-encolhido: pode ser lavado à maquina e com sabão comum.
  • Linho, algodão puro e seda: melhor deixar a lavagem com uma empresa especializada em como lavar cortinas, pois pode encolher e desbotar.
  • Poliéster: deixar de molho em água fria e pura por até 40 minutos, trocando o líquido três vezes. Nunca secar ao sol.
  • Renda: lavar à máquina com saco de proteção para peças delicadas.
  • Veludo: escove as cortinas periodicamente com pano de camurça levemente umedecido em água morna.
  • Cortinas romanas: Use um espanador.
  • Blecaute de PVC: limpe com esponja e sabão neutro.
  • Cortinas rolô: aspire dos dois lados da peça totalmente desenrolada com boca de escova.
  • Cortina painel: lavar com pano úmido com detergente neutro.

Para lavar os acessórios das cortinas, geralmente pano seco ou aspirador de pó servem, porém, para materiais metálicos o mais indicado é pano úmido. Com essas dicas de como lavar cortinas seu modelos vão durar por muitos e muitos anos em todos os ambientes de sua casa, da sala aos quartos.

Próximas campanhas