Como Fazer um Sachê de Gaveta

Como Fazer um Sachê de Gaveta

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Fazer um Sachê de Gaveta

Não se sabe a data de quando foram inventados, mas dizem os mais antigos que os sachês de gaveta são seculares. Eles teriam sido inventados para disfarçar o cheiro de mofo, muito comum em países onde o frio é mais intenso, como a Europa, por exemplo. Com o tempo, as pessoas aprenderam como fazer um sachê de gaveta e viram que o perfume acabava se fixando, suavemente, nas roupas, dando uma sensação de limpeza para a peça que acabou de sair do armário.

Até hoje, a sabedoria popular utiliza o cheirinho dentro do armário. Por charme, tradição ou necessidade, os sachês de gaveta funcionam como um toque final às peças passadas e bem cuidadas. Que tal aprender como fazer um sachê de gaveta? O Westwing vai te mostrar que não é necessário nenhum dote ou trabalho extra para ter um guarda-roupas cheiroso.

Como fazer um sachê de gaveta com flores e ervas

Se você deseja manter as gavetas perfumadas, mas não sabe ao certo como fazer um sachê de gaveta, uma dica simples é embrulhar algumas ervas (ou várias) em um saquinho de tecido ou tule. Uma forma bem comum de como fazer os sachês de gaveta é o uso de alecrim desidratado e camomila seca. Flores de plantas como lavanda também são bem procuradas para fazer os sachês, pois emitem cheiro por mais tempo e podem ser encontrados, facilmente, nas feiras livres.

Para fazer cada sachê você vai precisar de um punhado da sua erva preferida ou flor. Vamos supor que você tenha escolhido o alecrim, veja como fazer um sachê de gaveta com ele:

  • Recorte pedaços de tecidos;
  • Coloque o punhado dentro do tecido e feche com uma fita.

Mas, atenção, não se recomenda fazer o mesmo com todos os tipos de flores, como rosas, por exemplo. Apesar do perfume maravilhoso, as rosas murcham facilmente em um ou dois dias. Se você optar pelo cheiro de rosas para “perfumar” seu guarda-roupa, a forma ideal de como fazer um sachê de gaveta é comprar uma essência com esse aroma.

Como fazer um sachê de gaveta com outras ervas

Você também pode usar outros materiais, como fazer um sachê de gaveta com os óleos essenciais, por exemplo. Eles podem ser encontrados em casas de aroma, presentes e artesanato nas cidades grandes e pequenas. Outra opção de como fazer um sachê de gaveta é utilizar essências como: lavanda, eucalipto, rosa e jasmim. Algumas empresas oferecem perfumes artificiais, como perfume marítimo ou cheirinho de bebê.

O óleo essencial pode ser aplicado em panos, madeira ou qualquer outro objeto que absorverá o produto. Para fazer a fixação do cheiro, muitos artesãos utilizam o sagu cru, pois a absorção do óleo pelo produto é mais rápida e eficaz.

O importante, depois de aplicar o óleo sobre o sachê é conservá-lo fechado em uma caixa para que o sachê de gaveta seja contaminado pelo cheiro do produto. Somente após 24 horas é que se recomendo levar o sachê para a gaveta.

E, depois do período de descanso. Viu só como fazer um sachê de gaveta é super fácil? Agora basta se deliciar com os aromas de roupa recém lavada.

Próximas campanhas