Como Fazer um Cavalete

Como Fazer um Cavalete

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Fazer um Cavalete

Utilizar a criatividade na decoração de sua casa é um fator muito positivo, seja para acrescentar personalidade ao espaço ou simplesmente para economizar o dinheiro gasto. Um item que pode te ajudar a criar um ambiente do jeito que você sempre quis é são os cavaletes, mas ao invés de compra-los prontos, que tal aprender como fazer um cavalete? Essa é uma maneira prática de economizar ainda mais e dar um clima descontraído a qualquer espaço de seu lar.

Sabendo como fazer um cavalete, você pode dar uma solução inventiva para cada canto de sua casa. Se o problema é a necessidade de apoios e bases, ter cavaletes pode ser a resposta que você estava procurando. No Westwing você aprende como fazer um cavalete e muito outros objetos para possa deixar sua marca registrada em casa canto de seu lar. Confira nossas dicas e inspire-se!

Aprendendo Como Fazer um Cavalete

Aprender como fazer um cavalete não é necessariamente uma tarefa fácil, mas se você já tiver acessórios de carpintaria em casa e habilidade para manuseá-los, pode ser mais econômico do que comprar um modelo pronto. Caso você não tenha experiência com o corte de madeira e outras tarefas de marcenaria, é indicado pedir a ajuda de alguém com mais conhecimento no assunto.

Para começar como fazer um cavalete você precisará de uma tábua de madeira pinus amarelo do sul 2×6, serra circular, fita métrica, um esquadro, martelo, pregos e uma boa mesa de trabalho.

  1. Com a serra, divida a tábua no meio.
  2. Meça o comprimento das pernas a uma altura desejada. Caso esteja aprendendo como fazer um cavalete para uma mesa, cerca de 86 a 91cm é uma boa altura para uma pessoa de cerca de 1,80m.
  3. Faça um corte chanfrado na extremidade da primeira perna ao cortá-la no sentido do comprimento. Esse corte deve ser plano para se encaixar com o topo de maneira firme.
  4. Corte a parte de cima, com cerca de 1,07m a 1,22m, e faça a marcação de onde serão presas as pernas (a  aproximadamente 2,5cm de cada extremidade).
  5. Coloque esta parte dobre uma superfície plana e posicione a perna (parte chanfrada) na área marcada  e pregue-a. Elas devem se encaixar perfeitamente.
  6. Repita esse processo. Pregue mais uma perna na outra extremidade, vire o conjunto e pregue as outras duas pernas do lado oposto.
  7. Deixe seu conjunto quase pronto de cavalete de pé e meça a partir da base cerca de 20 cm e, usando uma tábua pequena, marque para encaixar um “braço de sustentação” entre as pernas. Pregue os braços entre as pernas em cada extremidade.

Seu cavalete de madeira está pronto. Com mais uma tábua você pode criar mais um e criar uma bela mesa.

Por que Aprender como Fazer um Cavalete?

Ao aprender como fazer um cavalete você pode criar muitos móveis de sua casa de maneira econômica e muito criativa. O cavalete pode ser usado principalmente para a criação de qualquer tipo de mesa, desde trabalho, jantar, até aparadores e bancadas. O cavalete de mesa é muito pratico, pois permite que você crie um móvel do tamanho exato para seu espaço.

Agora que você já aprendeu como fazer um cavalete, mãos a obra para deixar sua casa mais completa e arrojada!

Próximas campanhas