Como Fazer Bandô de Cortina

Como Fazer Bandô de Cortina

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Fazer Bandô de Cortina

Elegante, discreto e bastante utilizado, o bandô é uma espécie de painel de cortina, que é delicadamente envolto em uma haste decorativa e cobre o topo da janela. Geralmente feito em camadas, o bandô de cortina pode ser feito de diversos materiais, incluindo o voil, mas é necessário seguir alguns passos na hora de aprender como fazer bandô de cortina.

Se você quiser aprender como fazer bandô de cortina, o Westwing te ensina! Com alguns materiais e um pouco de dedicação e capricho você deixa sua casa ainda mais bonita. Como fazer bandô de cortina nunca foi tão fácil de aprender e aplicar. Seja de voil, seda ou outro tecido bem bonito, seu bandô incrementará a beleza de cortinas da sala ou do quarto e certamente atrairá a atenção de todos que visitarem sua casa. Confira, a seguir, como fazer bandô de cortina!

Como fazer bandô de cortina: materiais

O bandô e as cascatas laterais são elementos presentes em muitos cômodos luxuosos e bem decorados, pois dão uma aparência elegante às janelas. Com alguns materiais e algumas horas de trabalho você aprende como fazer bandô de cortina de forma simples e rápida. Você vai precisar de:

  • Fita métrica
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Tesoura
  • Tecido (maleável para se adaptar às dobras)

Como fazer bandô de cortina: passo a passo

A primeira etapa de como fazer bandô de cortina é medir a largura da janela. Dependendo da quantidade de caídas que você quer que o bandô tenha, acrescente de 45 cm a 60 m à largura de cada bandô.

Depois, meça o ponto até onde você quer que as cascatas laterais da cortina desçam, adicionando 10 cm à medida do comprimento.

Junte as medidas obtidas e compre um tecido leve. Essa etapa de como fazer bandô de cortina é importante, pois você precisa se atentar às medidas para não comprar tecido de menos ou em excesso.

Na sequência, dobre o tecido ao meio, no sentido do comprimento, e dobre novamente nesse sentido mais quatro vezes. Na parte de baixo de cada lado do tecido, marque 30 cm com o ferro de passar, fazendo um corte diagonal ao longo das duas extremidades curtas do tecido para criar as pontas escalonadas da cascata.

O próximo passo de como fazer bandô de cortina envolve juntar as pontas longas e pregá-las com o alfinete, com o tecido dobrado ao meio no sentido do comprimento. Depois, costure 1,5 cm ao longo do comprimento do tecido, fazendo um pesponto em ambas as extremidades e virando o tecido com o lado direito voltado para fora.

Em seguida, pregue com alfinete as extremidades das pontas escalonadas dentro do tubo de tecido que você criou e costure-as, repetindo o processo em ambos os lados.

O passo seguinte de como fazer bandô de cortina é dividir o tubo de tecido em três partes, de modo que existam duas peças em cada extremidade do comprimento calculado no segundo passo. Essas peças serão as cascatas, ao passo que a parte central deverá ter o comprimento da peça calculada na primeira etapa.

A última etapa de como fazer bandô de cortina é cortar 1 metro de fita ao meio, amarrando o tecido onde as partes encontram o varão da cortina. Se preferir, em vez de fita, use agulha e linha para dar formato ao bandô e à cascata.

O passo a passo de como fazer bando de cortina é simples e fácil, porém exige muita atenção e capricho para que o resultado fique perfeito. Aprimore-se nessa arte e faça bonito na decoração dos cômodos da sua casa!

Próximas campanhas