Como Escolher Vinho

Como Escolher Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Escolher Vinho

Na hora de receber amigos queridos e a família e preparar uma experiência gastronômica completa, a bebida mais apreciada é o vinho, com certeza. Saber como escolher o vinho correto de acordo com a refeição e apreciar o acompanhamento para vinho é uma prática que necessita conhecimento sobre rótulos e diferentes uvas. Se você aprecia a bebida e quer aprender o momento certo de degustar cada tipo, saiba como escolher vinho com o Westwing.

Para muitos, ainda há a falta ideia de que, quanto mais envelhecido o vinho, melhor será. Essa premissa nem sempre é verdadeira, já que cada safra possui um tempo certo de armazenamento. É possível comprar ótimos vinhos que sejam acessíveis financeiramente e, para lhe ajudar a entender como escolher vinho, o Westwing separou dicas valiosas que irão transformar os seus jantares. Seja branco, tinto, rosé, do Douro, maduro... Escolha o certo para a ocasião!

Saiba Escolher Vinho para cada Ocasião

Saber como escolher vinho é uma arte. Inspire-se nas nossas dicas, logo abaixo!

Como escolher vinho de acordo com a refeição: os vinhos acompanham diferentes pratos e existe um tipo específico para os aromas e texturas das refeições. Normalmente, os pratos com carne vermelha e outros pratos gordurosos, como massas, funcionam como acompanhamento para vinho tinto, pois a acidez contrapõe com a gordura.

Saber como escolher vinho para acompanhar peixes e carnes mais leves é prático, também, podendo optar pelo vinho branco. Pratos doces exigem um vinho igualmente doce, principalmente os frutados, como os vinhos brancos doces. Escolha os mais ácidos, para que o conjunto não se torne enjoativo.

Classificação do vinho: a classificação é uma boa maneira de saber como escolher vinho. Essa informação está disponível no rótulo e se refere à qualidade da safra. Em vinhos portugueses, a designação de qualidade elevada é o VQRD/DOC (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada/Denominação de Origem Controlada).

Para os vinhos franceses, você encontrará a certificação AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) e nos italianos o DOC (Denominazione di Origine Controllata) e as DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita). Para saber como escolher vinho, atente-se a essas certificações e com certeza a escolha será qualificada.

Liste os seus Vinhos Prediletos

Para saber como escolher vinho, mantenha uma lista de todos que tomou em restaurantes e em casas de amigos. Inclua dentro desta lista notas sobre o que gostou, seja em relação ao gosto ou ao valor agregado. Assim, será muito mais fácil decidir como escolher vinho para as próximas compras.

Você conhece o Vinho do Porto?

O nome Vinho do Porto faz referência às safras de uma região específica no norte de Portugal, na Região Demarcada do Douro, que fica próxima à cidade de Porto. Nesta área, há 16 vinícolas que o produzem e, ao contrário do que muitos pensam, o Vinho do Porto não é um tipo de vinho e sim o reconhecimento de bebidas produzidas naquela região.

O Vinho do Porto se diferencia dos vinhos tintos tradicionais pois,  além do clima único da região, é o fato de passar por um processo de fermentação não completo e pela adição de uma aguardente vínica. Assim, o vinho do Porto é mais doce do que os vinhos tintos e possui uma graduação alcoólica maior – entre 19 e 22º de álcool. Se está procurando como escolher vinho mais adocicado, o vinho do Porto será uma ótima escolha!

Próximas campanhas