Como educar seu cachorro

Ter um pet é possuir um melhor amigo para todas as horas. Porém, um dos maiores problemas que os donos de cachorros costumam enfrentar é fazer com que o cão pare de comer os móveis de casa. Os filhotes costumam ter coceiras nos dentes, o que faz com que morder objetos seja uma forma fácil encontrada para resolver este incômodo. Outros fatores podem fazer com que cachorros adultos busquem roer, como incômodos psicológicos e até tédio.

Para selar a paz entre os cães e os seus móveis, o Westwing buscou ajuda de Gustavo Campelo, educador de animais e fundador da Cão Ideal, empresa especializada em comportamento canino. O resultado são dicas práticas de como educar seu cachorro a não roer os objetos da sua casa. Aprenda como ter uma decoração bonita, peças bem conservadas e um melhor amigo ainda mais feliz!

Entendendo os Motivos

Existem motivos que levam o cachorro a ter esse tipo de atitude. A fase oral do animal, quando ele é filhote, e a fase de trocas de dentes são alguns deles. Nessa fase, o cão tenta morder os móveis para se aliviar das coceiras e da dor do dente. Mas, com o passar do tempo, isso pode virar um vício. Caso isso ocorra, pode se tornar um hábito e durar muito, dificultando a forma de educar seu cachorro no futuro.

Outro motivo para que o cachorro roa objetos é a síndrome de ansiedade de separação. Esse quadro ocorre quando na presença do dono o cão é tranquilo, mas quando os donos saem e o cachorro se dá conta que está sozinho, ele começa a destruir os móveis e os objetivos, buscando alívio.

Existe também a possibilidade de que a ação aconteça caso o cachorro não tenha nenhuma atividade física e mental diariamente. Então, ele começa a procurar coisas na casa para fazer, com a intenção de se livrar da energia acumulada.

Há casos em que o cachorro entende que quando ele morde um móvel, ele chama a atenção dos donos. E mesmo que seja uma atenção em tom de bronca, ele começa a fazer coisas erradas para, mesmo assim, obter a atenção da família.

Gustavo Campelo - Educador de Animais

Gustavo Campelo – Educador de Animais/ Cão Ideal (www.caoideal.com.br)

Como Educar seu Cachorro?

Para prevenir esse problema desde o começo, é importante apresentar ao cão brinquedos que ele possa morder. Quando ele rói objetos que são permitidos, é indicado elogiar o animal com carinho ou um petisco. Assim ele entende que quando ele faz a ação apropriada, recebe uma recompensa.

Quando morde as coisas erradas, é recomendado que o pet ganhe uma bronca do dono. Ela deve ser enérgica e nunca física. Por exemplo, falar uma palavra de negação que a família cria e olhar firme para o cachorro já é suficiente.

Quando o cachorro já é adulto e destrói os móveis é preciso saber qual a causa e tentar corrigir. É indicado fazer uma avaliação com um profissional para se ter um diagnóstico mais detalhado.

Como educar seu cachorro

Se o cão faz isso apenas para chamar atenção, Campelo indica dar atenção a ele em outros momentos e, quando ele morder o móvel, sair do ambiente e ir para outro cômodo. Na maioria das vezes, o pet para de morder por não obter a atenção que deseja.

Para não aumentar o comportamento negativo do cão, a família precisa entender que uma vez que traz o cachorro para casa, ela tem algumas obrigações com o cão. Sair para passear todos os dias, gastar energia mental e educar seu cachorro são responsabilidades da família. Ela pode contar ou não com o auxilio de um profissional nesse processo.

Se os donos estão com um filhote em casa, ele precisa entender o que é permitido e o que não é. O foco tem que ser na educação. Prevenir problemas é bem mais fácil do que corrigir. Se o cachorro começa a mostrar o hábito de morder móveis, é essencial educar seu cachorro de imediato.

Gustavo Campelo ressalta que cada caso é diferente: “Os fatores que podem desencadear esse problema podem ser inúmeros. A prevenção ainda é a melhor alternativa.”

Estas ofertas começam hoje

Próximas campanhas