Como Cultivar Samambaias

Como Cultivar Samambaias

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Cultivar Samambaias

Presença marcante nos projetos de paisagismo dos anos 1980, as samambaias estão novamente na moda. Aos poucos elas estão voltando para os projetos de arquitetos e designers de interiores, que abrem espaço para casas cheias de verde e vida. A sua popularidade se dá ao fato de que a forma de como cultivar samambaias é simples. Essas plantas se dão bem em ambientes fechados, sem luz do sol.

As samambaias são plantas herbáceas rizomatosas que podem possuir texturas ou não. Por existirem em diversos tons de verde, essas folhas combinam com diferentes tipos de ambientes. O Westwing quer trazer mais vida para a sua casa. Por isso, preparamos um guia de como cultivar samambaias em ambientes externos e internos. Veja também dicas de como cuidar das plantas e como decorar com elas. Inspire-se e encha sua casa de natureza!

Como cultivar samambaias?

Essas plantas são de fácil plantio e podem decorar tanto salas, banheiros, cozinhas e halls de entrada quanto varandas e jardins. Os tipos mais comuns para cultivo caseiro são: chifre-de-veado, salvínia, samambaia japonesa, a samambaia comum e o xaxim. É indicado que os vegetais sejam plantados no outono ou na primavera. Saiba como cultivar samambaias passo a passo:

1. Escolha o vaso: é indicado que o vaso tenha furos de drenagem, para que a planta não fique encharcada. Como samambaias crescem muito, não se esqueça de que o suporte para o vaso precisa aguentar o peso.

2. Prepare o substrato: faça uma mistura de terra de urze, terra de consistência média e areia. Não são necessários fertilizantes para esse tipo de planta.

3. Plante: é recomendável que o buraco do plantio seja duas vezes maior do que o tamanho da planta. Depois de colocada, aperte o solo levemente e regue. Cubra com mais terra.

Cuidados com as samambaias

Algumas dicas de como cultivar samambaias são importantes, pois plantas para interiores costumam ser mais sensíveis.
Primeiramente, é indicada a escolha do local onde ficarão as plantas. É recomendável que elas tenham acesso à luz, porém não sejam expostas à luz direta do sol. Elas podem ser colocadas próximas a janelas com cortinas, embaixo de árvores ou em varandas que batem sol pela manhã. Uma importante indicação de como cultivar samambaias é deixa-las longe de ventos fortes. Lembre-se de abrigar e proteger suas folhas.

As regas devem ser frequentes, mantendo sempre o substrato levemente úmido. No inverno, é possível colocar água com menos assiduidade. Em dias quentes, é indicado também borrifar um pouco sobre a samambaia para criar o clima úmido que ela gosta.

Como decorar com samambaias

As samambaias combinam com ambientes internos, externos, residenciais e empresariais. É indicado que as plantas sejam colocadas no alto, para que as suas folhas sejam valorizadas. Isso pode ser alcançado dispondo os vasos em suportes, em cima de móveis altos ou em paredes.

No jardim, uma forma bonita de como cultivar samambaias é pendurá-las em galhos de árvores. Elas crescerão para baixo e valorizarão sua vegetação. É possível também criar jardins verticais com samambaias. Para isso, é só pendurá-las em paredes ou treliças e deixar que elas encham sua casa de verde.
Em ambientes internos, as plantas podem decorar todos os cômodos. Há diversas formas de como cultivar samambaias na parte de dentro da casa. Entre as mais escolhidas estão vasos compridos no chão, que permitem que as folhas escorram para baixo ou em suportes nas paredes. Experimente colocar diferentes espécies da planta em uma estante e improvisar um jardim vertical na parte interna do lar.

Ter plantas dentro de casa traz benefícios para a saúde e para a estética do ambiente. Comece a cultivar samambaias agora e aproveite a beleza da natureza!

Próximas campanhas