Como Cuidar de Violetas

Como Cuidar de Violetas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Cuidar de Violetas

Violetas são flores populares que, embora pertençam a todo solo e cuidados propícios para o seu desenvolvimento, sua origem remonta ao continente africano, com mais destaque ao norte da região, próximo ao Tânger. Mas a sua versatilidade e beleza não ficaram restritas a um local apenas, e a violeta, que é uma flor fácil de manter e cuidar, desembarcou em outras fronteiras, até se tornar uma perfumada e singela flor global.

Para quem procura sempre maneiras de inovar o lar e deixá-lo mais personalizado com o jeitinho de ser dos seus proprietários, o Westwing preparou um especial sobre como cuidar de violetas, com dicas assertivas para quem se encanta por flores e deseja se reinventar na harmonia e praticidade de trazer elegância e sofisticação em cada cômodo do lar. Veja aqui como cuidar de violetas e inspire-se a dar um tom inconfundível à sua decoração!

A Beleza e Versatilidade das Violetas

Antes de saber como cuidar de violetas, é preciso compreender um pouco mais sobre essa popular flor, que não esbanja um perfume marcante, como outras flores, mas esbanja charme visual e versatilidade, além de ser longeva e prática para mantê-la vívida. Existe uma série de espécies da flor e, para saber como cuidar de violetas, é bom ter em mente quais você vai lidar no seu jardim, vasos ou varanda, embora não se diferencie muito os cuidados, mas a maneira como as violetas podem harmonizar a decoração do seu lar.

Como Cuidar de Violetas

Há vários tipos de violetas reconhecidos pelas cores das flores que variam entre branca, rosa, roxa até bicolor, como rosa com borda branca e, por essa variedade, cada uma merece um cuidado específico. As violetas que produzem folhas verde-escuras com talos longos pedem mais luminosidade, enquanto que as com folhas verde-claras exigem menos exposição à luz.

Dicas de Como Cuidar de Violetas

Para saber como cuidar de violetas, é preciso se atentar a diversas condições, desde a exposição ao sol aos vasos escolhidos e a água para saciar as violetas que enfeitam e trazem conforto ao lar. Confira, abaixo, como cuidar de violetas:

  • Rega: saber como cuidar de violetas envolve saber, também, como e onde aguar a sua flor. Evite o cloro na água, não molhe as folhas e procure regar duas vezes por semana as flores no verão e apenas uma nas estações mais frias do ano. As violetas são o tipo de planta sensível ao excesso de água, porque apresentam raízes muito finas e exigem um bom substrato. Apesar de serem normalmente comercializadas em vasos de plástico, o ideal é que estejam em suportes de barro, que evitam o acúmulo de água. O ideal é regar as violetas com intervalo de um dia, para facilitar a drenagem e não encharcar o substrato.
  • Poda: as violetas também podem ser plantadas diretamente no chão. Mas, como exigem um solo bem drenado, barreira contra luz solar direta, nível de luminosidade alto e temperaturas amenas, o cultivo em vasos é mais viável. Apesar de exigente, a plantinha dá mudas com facilidade, qualquer folha sadia origina um novo pé. É só plantar a folha, sem afundá-la muito, em um substrato de boa qualidade e regá-la.
  • A escolha do vaso: para quem não sabe como cuidar de violetas, é possível que o vaso escolhido seja o mais prático, que é o de plástico, mas as violetas se dão melhor em vasos de barro, que absorvem a umidade em excesso e evita que as raízes apodreçam precocemente. Como Cuidar de Violetas
  • Temperatura: o ideal é que o ambiente não seja muito quente durante o dia nem muito frio à noite. As violetas gostam de calor moderado para que não tenha prejuízo em seu crescimento e florescimento. Se puder, escolha um lugar fresco no verão e protegido no inverno.
  • Luminosidade: a exposição direta ao sol pode deixar as suas folhas amareladas. Por isso, quem sabe como cuidar de violetas, as mantêm em temperatura ambiente, com o calor indiretamente apontado para as flores, assim como a luz natural.

Inspire-se nas dicas do Westwing e, sempre que tiver dúvidas sobre como cuidar de violetas, consulte este rápido e prático guia!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas