Como Cuidar de Orquídeas

Como Cuidar de Orquídeas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Cuidar de Orquídeas

Você sabe como cuidar de orquídeas? São muitos os fatores que tornam as orquídeas uma das plantas ornamentais mais populares em decoração e paisagismo. A imensa variedade de espécies, a beleza delicada e a longevidade da planta certamente contribuem para a popularidade dessa flor nos quatro cantos do mundo. No entanto, se o objetivo é aproveitar todo o potencial decorativo das orquídeas é fundamental manter a manutenção adequada.

Além de excelente como elemento decorativo, a planta é muito utilizada na indústria como matéria-prima para a produção de cosméticos e remédios. Incrementar a decoração da sua casa com belas orquídeas é mais simples que muitos imaginam. O Westwing preparou um guia para te ajudar a escolher e te ensinar como cuidar de orquídeas de modo a mantê-las sempre belas e exuberantes seja no seu jardim ou no seu interior.

Saiba mais sobre as Orquídeas

Você sabe como cuidar de orquídeas? É comum que as pessoas associem a orquídea a um tipo de planta exótica, de beleza exuberante e manutenção misteriosa. Na verdade, o cuidado com esta planta florida segue o mesmo princípio básico que o de qualquer outra planta. Seja para cultivo interno ou no jardim é fundamental reproduzir ao máximo as características e condições físicas e climáticas que são naturais à espécie.

Como Cuidar de Orquídeas

Se o objetivo é aprender como cuidar de orquídeas, é fundamental entender um pouco sobre esta espécie. A família das orquídeas é uma das mais extensas no reino vegetal. São mais de 30.000 espécies conhecidas ao redor do mundo, além das diversas espécies híbridas originadas de cultivo controlado. Apesar de serem cultivadas em todos os continentes, uma grande parte dessas plantas vive em áreas de clima chuvoso e temperado em alturas que oscilam entre 800 e 2000 metros ou até mais.

Como Cuidar de Orquídeas de Maneira Adequada

Devido à imensa variedade de orquídeas existentes, é fundamental entender e aplicar os cuidados específicos que se aplicam à espécie que você possui. No entanto, há alguns aspectos gerais de como cuidar de orquídeas que podem ser aplicados se o objetivo é estimular e manter a beleza e exuberância da planta. Confira nossas dicas sobre como cuidar de orquídeas para que elas floresçam e tenham longevidade em casa ou no jardim:

  • Iluminação ideal para orquídeas: entender o efeito da luz sobre a planta é um aspecto fundamental se o assunto é como cuidar de orquídeas de maneira adequada. Em geral, as orquídeas tendem a florescer melhor em ambientes bem iluminados, mas protegidos do calor intenso.

Como Cuidar de Orquídeas

  • Ambiente Adequado para Cultivo de Orquídeas: o ambiente é um fator determinante sobre como cuidar de orquídeas, manutenção e florescimento de orquídeas. Na natureza, as orquídeas florescem frequentemente nas árvores em áreas úmidas e férteis. Quando o assunto é cultivo doméstico  há espécies adequadas tanto em vasos quanto no solo do jardim desde que o local apresente ou seja adaptado para apresentar as características ideais de luz, calor e iluminação adequadas para o tipo de orquídea em questão.
  • Quando optamos por cultivá-la em vaso, é fundamental atentar para a qualidade do solo utilizado, o escoamento da água e a circulação de ar no ambiente. O recomendável é evitar que a água fica acumulada no vaso e mantê-lo em ambiente arejado. A planta é bastante sensível a trocas frequentes de solo, por isso é importante plantá-la em meio permanente assim que for adquirida.
  • Os jardins ideais para cultivo de orquídeas são aqueles com árvores e plantas de médio e grande porte e bem iluminados. No entanto, é importante escolher uma área do ambiente que esteja protegida da incidência dos raios solares mais intensos como os que observamos ao meio dia. O local precisa ser bem arejado, mas protegido de ventanias mais intensas.
  • Água e adubagem no cultivo de orquídeas: dosar a quantidade ideal de água e nutrientes é fundamental para o sucesso de como cuidar de orquídeas. Evite molhar as flores em demasia. A depender do local e da espécie da planta, regá-las de 2 a 3 vezes por semana pode ser suficiente.
  • Tente estabelecer uma rotina para rega: o início da manhã e o fim da tarde são os momentos mais recomendados. Para saber se a orquídea precisa de água, basta tocar o solo ao redor da planta e sentir a umidade da terra. Os fertilizantes oferecem diversos nutrientes que estimulam o florescimento, bem como a beleza e exuberância da planta.

Dicas sobre o Cultivo de Orquídeas

  1. Cheque a etiqueta da planta para determinar o tipo de orquídea que você possui. Pesquise sobre a espécie em questão e tente recriar as condições de cultivo apropriadas para a espécie.
  2. Ao escolher uma orquídea é fundamental optar por uma espécie de planta que seja adequada ao ambiente onde você vive.
  3. Fique atento ao tipo de fertilizante que você irá utilizar para adubar sua orquídea. O produto precisa ser adequado para o tipo de planta em questão. Para se certificar, leia as instruções no rótulo do fertilizante.
  4. É recomendado diminuir a rega e a aplicação de fertilizantes após a floração da orquídea.

Agora que descobriu tudo o que você precisa sobre como cuidar de orquídeas, aproveite e mantenha seu lar sempre florido!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa!

Próximas campanhas