Como Combinar Estampas

Como Combinar Estampas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraComo Combinar Estampas

Você sabe como combinar estampas de modo a incrementar a decoração dos ambientes? As estampas ajudam a quebrar a monotonia trazendo mais descontração e dinâmica aos cômodos. É comum que hajam muitas dúvidas quando o assunto é incorporar estampas à decoração. No entanto, com um pouco de planejamento é possível explorar esse estilo de modo a criar um ambiente elegante e harmônico.  

A ampla variedade de modelos e estilos de estampas disponíveis é uma das principais vantagens associadas ao uso destes elementos na decoração. O Westwing traz informações e dicas para você aprender como combinar estampas na sala, no quarto e até mesmo na cozinha. Confira!

Efeito das Estampas na Decoração

Quando bem trabalhadas, as estampas são uma adição ao apelo estético de cômodos de todos os estilos. Como combinar estampas em móveis e objetos decorativos é uma maneira efetiva de incorporar e explorar cores, efeitos, texturas, formas e contrastes na composição dos espaços, elas tornam os ambientes mais dinâmicos e convidativos.

Como Combinar Estampas na Sala

Inspire-se nessas dicas simples para aprender como combinar estampas em todos os espaços da sua casa!

Dicas de Como Combinar Estampas

As estampas sempre estiveram presentes tanto no mundo da moda quanto do design de interiores. Elas podem ser encontradas em acessórios como almofadas, cortinas, tapetes, toalhas de mesa, roupas de cama e muito mais. Móveis estampados também estão em alta, pois realçam a decoração e trazem mais alegria aos cômodos.

Seja para incrementar a decoração do quarto, da sala de estar, da cozinha ou até da varanda, aprender como combinar estampas fica muito mais simples com as dicas e sugestões básicas que selecionamos para te ajudar!

  1. Comece definindo um padrão principal. A partir da estampa predominante, escolha os outros motivos de modo a complementar o padrão principal. Considere as listras como neutras: elas combinam com qualquer tipo de estampa;
  2. Um dos aspectos chave de como combinar estampas é a variação de tamanhos ou escalas. Uma boa alternativa é variar as escalas das padronagens em gradação de pequeno para grande porte. Estampas com escalas variadas harmonizam melhor entre si. Elas podem ser a mesma estampa em tamanhos diferentes ou então estampas similares com cores em comum;
  3. Inclua um tecido liso na sua combinação. Um tecido de cor sólida ajuda a criar um padrão mais harmônico para a combinação de estampas. Muitas vezes, estampas que não ficam bem uma ao lado da outra, podem harmonizar se houver uma peça lisa entre elas;
  4. Aposte em variações de cores de uma mesma estampa;
  5. Explore texturas na sua combinação de estampas, mas sem exageros. Incorpore texturas nas peças, como em almofadas, por exemplo, de modo a tornar a combinação de estampas mais interessante!

Como Combinar Estampas na Sala

Além dessas dicas, conte com o seu bom senso no momento de decidir como combinar estampas. Aposte em duas ou três estampas de traços geométricos, mais retos, combinadas com motivos florais, com desenhos mais orgânicos. Um ponto importante é estabelecer uma conexão de cor: é sempre melhor e mais harmônico quando há uma cor em comum nas estampas.

Com uma cor em comum em estampas totalmente diferentes, dá a impressão de que elas foram feitas para combinar. As cores não precisam ser necessariamente as mesmas, mas precisam ser parecidas ao olhar para a combinação.

Estampas em preto e branco, por serem tons neutros, permitem versatilidade e criatividade maiores no momento de pensar como combinar estampas.

Como combinar estampas é bastante versátil, você pode aplicar este conceito em qualquer que seja o estilo da sua sala. Confira este vídeo que mistura diferentes padronagens para compor um sofá casual chic aconchegante e aprenda como combinar estampas de maneira simples:

Como Combinar Estampas no Quarto

Os mesmos truques de como combinar estampas na sala se aplicam ao quarto. Geralmente motivos florais combinam mais com decorações no estilo provençal e romântico, enquanto padrões geométricos com linhas mais definidas harmonizam perfeitamente com o estilo moderno ou minimalista. É possível, ainda, misturar os dois tipos de estampas e criar uma decoração personalizada interessante!

Como Combinar Estampas em Diferentes Acessórios

Além de poder fazer um mix de almofadas, travesseiros, entre outros, e combinar esses acessórios com móveis também estampados, você pode, ainda, explorar como combinar estampas entre almofadas e o papel de parede, por exemplo, ou então com molduras decoradas com padronagens e até vasos desenhados.

Como Combinar Estampas na Mesa

Aprender como combinar estampas pode auxiliar para criar aquela mesa posta diferente e cheia de estilo para um almoço em família ou mesmo um casamento moderno e com personalidade.

Veja neste vídeo como compor uma mesa misturando padronagens:

Aposte nessa tendência e veja como combinar estampas vai trazer mais estilo e diversidade para todos os cômodos do seu lar!

Próximas campanhas