Combinação de Cores

Combinação de Cores

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCombinação de Cores

Para não errar na hora de criar uma paleta com combinação de cores para os seus cômodos, existem três tipos básicos de combinações que são usadas tanto na decoração, para escolher as tonalidades dos móveis e paredes da casa, como na moda, para harmonizar as cores das peças de roupa. São esses os três tipos de combinações de cores: a monocromática, a análoga e a complementar e cada uma dessas combinações criam um efeito harmônico diferente para o espaço.

Aproveite as dicas do Westwing para criar uma paleta com a combinação de cores ideal para refletir a sua personalidade em sua casa. Se você for mais discreta, invista na combinação monocromática, para as mais ousadas, a combinação complementar é a sua escolha. Descubra o que cada tipo de combinação de cores significa e inspire-se em nossas dicas para criar um ambiente harmônico e com sua identidade.

Combinação de Cores Monocromáticas

A combinação monocromática é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático que é combinada com a mesma cor em variações diferentes dentro do mesmo matiz, ou seja, adicionando branco ou preto a tonalidade original. No caso do vermelho, teríamos bordô (vermelho + gotas de preto) e rosa (vermelho + gotas de branco). Com essas variações em branco e preto é possível atingir todas as tonalidades de uma mesma cor variando da mais escura para a mais clara. Esse tipo de combinação de cores é de baixo contraste, pois não usa muita variação de cor para um mesmo cômodo.

Combinação de Cores Análogas

A combinação análoga é feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático e seguido de suas cores vizinhas. Por exemplo, para uma combinação de cores ideal, se escolhermos o tom básico de azul, ele estará cercado pelas cores azul-esverdeado e o azul-violeta. Esse tipo de combinação de cor é de médio contraste. Existe variação da cor – pois não estão no mesmo matiz – mas as cores são de tonalidades próximas, normalmente saindo de uma cor principal e sendo misturada à outra cor primária ou secundária.

Combinação_de_Cores

Combinação de Cores Complementares

A combinação complementar consiste e escolher duas, três ou quatro cores que sejam contrárias no círculo cromático. Para o caso da combinação de cores complementar de duas cores, que é a mais comum, podemos pegar como exemplo o azul e o roxo, ou o azul e o laranja, ou até o verde com o vermelho. Esse tipo de combinação de cores é de alto contraste, sendo criada a partir de cores totalmente opostas, com pouca ou nenhuma ligação de cor.

Ideias de Combinações de Cores

A combinação de cores monocromática mantém a decoração mais discreta boa para quem não se sente tão confortável com as cores, sem deixar de criar um ar moderno e interessante ao ambiente. Criar uma variação com tons de cinza pode deixar a decoração do cômodo mais sóbria e elegante. A combinação de cores com tons de azul tornará o ambiente um espaço mais tranquilo e com tons de vermelho, um espaço mais romântico.

Para quem fica no meio do caminho entre ser discreto ou mais ousado, a combinação de cores análoga está ai para te tirar de cima do muro. Permitindo uma decoração não muito chamativa, mas mantendo um grau de interesse, ela pode ser feita com a combinação de amarelo, marrom, laranja e vermelho, para criar um espaço contemporâneo, mas sofisticado, mantendo o ambiente mais acalorado com tons quentes.

Para as mais ousadas, a combinação de cores complementares de verde e rosa, cria um ar romântico e moderno, capaz de alegrar uma decoração vintage ou rústico, dependendo dos acessórios combinados na decoração. Já a combinação de amarelo e roxo, cria uma decoração moderna e jovial.

Mais Ideias de Combinação de Cores

A harmonia e a suavidade de qualquer ambiente é mantida quando se investe em uma decoração com a combinação de cores adequada. Para isso, aposte em cores que gosta e sabe que provocam uma bela aparência quando colocadas juntas. Quer mais indicações de combinação de cores além das já apresentadas acima? Então vamos lá: rosa pink com nude e preto é uma ótima referência de combinação de cores para ambientes femininos e modernos.

Laranja, azul turquesa e amarelo, por sua vez, podem ser usados como uma combinação de cores para reforçar o toque alegre e descontraído dos mais diferentes espaços. Em uma sala de estar, essas tonalidades podem aparecer nas almofadas dos estofados, em uma das mantas colocadas no sofá, na cortina do cômodo ou no tapete do espaço.

Vermelho com gelo e vinho ajuda a levar sobriedade a composições, por isso, apostar nessa combinação de cores para a sua decoração é uma ótima forma de demonstrar seriedade, estilo e personalidade!

Aproveite essas dicas do Westwing para adicionar mais estilo ainda à decoração dos espaços da sua casa com muito requinte e praticidade! Confira nossos produtos exclusivos para dar aquele toque que faltava no seu lar!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas