Colher de Pau

Colher de Pau

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraColher de Pau

Mexe, decora e auxilia na produção de pratos especiais: estamos falando da colher de pau. Muito mais do que saídas da gaveta da vovó, a colher de pau é um utensílio indispensável na cozinha moderna. Ideais no preparo daquele risoto, para dar o ponto certo no brigadeiro ou ainda para servir a salada que acompanha o churrasco do fim de semana, as colheres de pau possuem diversas variações, mas uma coisa é certa: uma delas vai mexer com você!

Existem diversos modelos disponíveis no mercado com variações de materiais, como o cabo de silicone ou toda feita de bambu, e com detalhes que ainda decoram a sua cozinha, como acabamentos de cerâmica ou ganchos para pendurar. E como manter a beleza da colher? O Westwing te mostra ótimas dicas para limpar e conservar a sua colher de pau e transformar os preparos em uma verdadeira experiência de sabores.

Vantagens da Colher de Pau

Assim como outros utensílios e instrumentos para fins culinários, a colheres de pau possui diversos modelos e inúmeras vantagens. Mas hoje em dia, um dos materiais mais utilizados para fazer a colher de pau é o bambu. O mesmo utilizado nos hashis, pauzinhos utilizados na alimentação japonesa, que são feitos com essa matéria-prima e pertencem a uma tradição milenar.

As fibras do bambu são verticais, ou seja, não apresentam poros, o que evita o acúmulo de restos de alimentos na colher, sendo considerado o material mais higiênico e durável comparado a outros produtos naturais, além de ser um recurso renovável, sustentável e não poluente.

Limpeza da Colher de Pau

O bambu possui fibras que permitem uma lavagem de forma fácil, podendo ser feita inclusive em lava-louças. Lave após cada uso com água morna e sabão. Não deixe secar no sol para evitar que as fibras fiquem frágeis. Para comidas ou temperos com corantes, como o curry, utilize uma solução com bicarbonato de sódio diluído em água morna e deixe de molho por alguns minutinhos. Usar gotas de limão é um truque que também auxilia na limpeza diária e na remoção de possíveis odores da colher de pau.

Madeiras para Colher de Pau

Sabe quais são as madeiras mais utilizadas para a produção de colher de pau? Há quatro tipos que marcam presença entre os fabricantes de o utensílio. Confira abaixo um pouco mais sobre cada tipo e seus diferenciais:

Pinho

A madeira de pinho carrega alguns aspectos como maciez e facilidade de se trabalhar.

Cerejeira

Este tipo de madeira é bastante utilizado na produção de colher de pau por não contar com aromas fortes. Além disso, é relativamente mais fácil para esculpir quando comparado aos demais materiais. As cores da madeira de cerejeira variam do branco ao amarelo, vermelho e marrom, com tons mais claros, ou escuros.

Carvalho

Mais uma opção de madeira usada na fabricação da colher de pau, esta opção se destaca por oferecer durabilidade. Dessa forma, os utensílios fabricados nesta matéria contam com rigidez e alta resistência.

Faia

Madeira indígena originária na América do Norte esta matéria é bastante utilizada para a fabricação de colheres de pau devido a sua facilidade em ser esculpida. Também é bastante durável.

Utilização

A colher de pau é ótima por não deixar gosto na comida, podendo ser utilizada em panelas de inox, cerâmica e antiaderente, pois não risca e evita o desprendimento de partículas. Além disso, elas não esquentam durante o preparo.

Você já conhecia os benefícios da colher de pau? Agora é só escolher uma receita e mãos à obra!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas