Colcha

Colcha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraColcha

Possuir uma colcha de  qualidade é fator determinante para uma boa noite de sono, especialmente durante os dias em que necessitamos uma camada extra proteção contra o frio. No entanto, utilizá-la sobre a cama para a proteção do leito é apenas uma de suas possibilidades. Ela também pode ser usada como manta para cobrir outros móveis como sofás, poltronas e cadeiras, incrementando a decoração de cômodos de todos os estilos.

Em busca de uma opção de produto acessível e ao mesmo tempo capaz de mudar completamente a aparência da sua casa? Considere o potencial das colchas. Seja para uso no quarto, sala de estar e até em outras partes da casa, utilizar uma colcha é uma das formas mais simples de se ambientar cômodo. E o melhor: com o mínimo de esforço. O Westwing preparou dicas e informações para você explorar ao máximo o potencial desse acessório. Confira!

Colcha e Manta para Sofá

A colcha é uma excelente opção de acessório para proteção e embelezamento dos móveis que costumamos utilizar diariamente como o sofá. Além de renovar a aparência da mobília antiga, ela evita que o tecido dos assentos e dos braços do sofá se desgastem com o tempo. Por isso, utilizar uma colcha como manta para cobrir estofados é uma excelente alternativa para quando a troca do móvel não é uma possibilidade.

Você possui um sofá branco ou em cor clara? Tecidos muito claros são mais suscetíveis ao aparecimento de manchas e ao acúmulo de poeira quando não submetidos aos cuidados de manutenção adequados. É fácil proteger o seu móvel. Basta utilizar uma colcha ou manta para cobri-lo. Lembre-se, ela pode ser removida rapidamente para lavagem ou quando o objetivo é expor os detalhes da mobília.

Colcha para Sofá

Quando o objetivo é cobrir o móvel em sua totalidade é muito importante a adquirir uma colcha de tamanho compatível às dimensões sofá. Se ela for muito pequena, é possível que as bordas do tecido do estofado fiquem à mostra. Contudo, se a colcha for muito grande, ela poderá se arrastar pelo chão. Nesse caso, é possível garantir que o tamanho da colcha se adeque ao sofá utilizando tachas ou pequenos pregos nas extremidades do tecido, fixando-o debaixo do móvel. Outra alternativa é utilização de capas para sofá feitas sob medida.

Como Arrumar a Colcha para Sofá

Como você usa a sua colcha para sofá? Esticada e organizada, ou despojada, de maneira bagunçada? Não há certo ou errado, e isso explora ainda mais a versatilidade da colcha para decoração do lar. Vale lembrar, no entanto, que as dimensões da poltrona ou do sofá devem ser respeitadas, não deixando a colcha arrastar pelo chão da sala.

Tornou-se comum, também, inventar moda com a colcha para sofá. Colchas pequenas em sofás grandes, ou vice-versa. As possibilidades parecem se acumular a cada novo parágrafo que falamos sobre as colchas. Por isso, é hora de você resistir à tentação de cair de bruços no sofá e idealizar de que maneira a colha para sofá pode ser aplicada na sua decoração. Inspire-se conosco!

Capas e Colcha

As colchas também servem para proteger e renovar a aparência de cadeiras e poltronas. Para tanto, certifique-se de optar por um estilo de produto que combine com a decoração do resto do cômodo ou transmita a sensação que você deseja imprimir no ambiente.

Você pode revestir cadeiras e poltronas com belas capas e colchas em cores vibrantes. Para incrementar ainda mais o visual da sua capa ou colcha para cadeira e poltrona, explore o potencial de acessórios como laços e botões.

Durante casamentos e outras celebrações especiais, é muito comum a utilização de colchas e capas brancas para as cadeiras. Você pode embelezar ainda mais essas peças aplicando detalhes típicos do estilo clássico como fitas em dourado ou prata, transmitindo mais beleza e sofisticação.

Colcha e Roupa de Cama

A colcha não é utilizada apenas para cobrir móveis. Pelo contrário, o seu uso mais tradicional é como roupa de cama de uso diário para camas de casal e solteiro.  Há colchas especiais que são fabricadas e produzidas em tamanhos adequados para larguras e comprimentos de leitos variados, inclusive para as camas king-size. Sendo assim, é importante atentar para as dimensões da sua cama antes da compra da colcha. Para tanto, basta checar as especificações do fabricante impressas na embalagem do produto.

Proteger a roupa de cama contra o acúmulo de poeira é apenas uma das funções da colcha. Um leito coberto com uma bela colcha transmite a sensação de mais organização no quarto.

Sua roupa de cama é branca? Então tome cuidado com as calças jeans! Quando você se senta com calças de brim ou jeans em cima do leito, há o risco de manchar os lençóis. Nesse caso, é recomendado o uso de uma colcha protetora para garantir a beleza e longevidade da sua roupa de cama.

colcha antialergica

Limpeza e Manutenção

Dependendo do tipo de material de fabricação, a colcha pode ser até muito fácil de manter e lavar. No entanto, antes de utilizar detergentes ou outros produtos químicos em sua roupa de cama, é recomendado ler as instruções de lavagem afixadas na etiqueta do produto. A maioria dos modelos atuais podem ser levados a máquina de lavar.

A Colcha Antialérgica

A colcha de tecido que forra a cama fica exposta durante todo o dia ao acúmulo de poeiras e ácaros no ambiente. É por isso que, além de lavá-la com frequência, é preciso optar pela colcha antialérgica para que a proteção seja eficiente e duradoura. A colcha antialérgica é um produto que recebeu tratamentos antimofo e antimicrobial, não deixando que pequenos organismos causadores de problemas respiratórios e alergias se acumulem em sua superfície. Isso significa, em resumo, que a colcha antialérgica resulta em muito mais conforto e higiene dentro de uma área tão importante quanto o quarto.

A opção pela colcha antialérgica não serve apenas para quem sofre de alergias cutâneas ou respiratórias: é uma escolha acertada para prevenir problemas e manter as noites tranquilas e saudáveis de qualquer pessoa que preze pela limpeza e frescor em seu lar.

Cuidados com a Colcha Antialérgica

O fato da colcha antialérgica acumular menos microorganismos não significa que a limpeza constante não seja importante. Além de lavar sua colcha antialérgica regularmente, alguns cuidados podem colaborar, como utilizar sabão neutro e dispensar produtos como amaciantes e facilitadores ao passa-la, já que estes podem ser também fatores causadores de alergias. Além disso, outros acessórios podem funcionar em conjunto com a colcha antialérgica para manter o quarto agradável.

colcha

O Quarto Antialérgico

Para alérgicos ou apenas pessoas que gostem de um ambiente fresco e saudável, existem algumas atitudes específicas a serem tomadas para deixar o quarto livre de microorganismos nocivos. Além da colcha antialérgica como colcha de cama oficial, é preciso banir pisos de carpete e optar por pisos como o porcelanato ou cerâmica, que permitem uma limpeza facilitada e não acumulam poeira. Também é importante optar por tintas antialérgicas e antimofo, encontradas com facilidade em lojas especializadas.

Os móveis também devem ser pensados de modo a manter a limpeza simples e eficiente, com acabamentos em fórmica e laminados. Eliminar a decoração com bichos de pelúcia, optar por almofadas e tapetes de cerdas baixas e fácil higienização também são atitudes acertadas para manter o seu quarto limpinho e propício para um sono tranquilo.

Próximas campanhas