Colcha de Fuxico

Colcha de Fuxico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraColcha de Fuxico

Quem disse que o combate ao frio é uma atividade envolta apenas em conforto? Pelo contrário: há como compor muito estilo em calorosos produtos, como é o caso da colcha de fuxico, uma técnica artesanal que remonta alguns séculos na história do Brasil e vem se aprimorado com o tempo, de maneira que se tornou hoje, uma linda forma de compor os ambientes do lar que abraçam o calor das colchas de fuxico e, ainda, garantem o alento para as noites frias.

Quem já conhece a colcha de fuxico e para quem está em vias de conhecer, o Westwing preparou este especial completo para garantir que as raízes desse produto sejam devidamente enaltecidas, bem como as suas aplicações mais contemporâneas sejam listadas, aqui. Acompanhe as nossas dicas e confira como uma colcha de fuxico pode trazer mais elegância e conforto térmico à sua casa ou apartamento!

Origem do Fuxico e Aplicações

O artesanato, até chegar à colcha de fuxico, passou por uma série de aprimoramentos. No geral, ele foi introduzido nas raízes históricas do país a partir de meados do século 19, fazendo bom uso de retalhos de outros tecidos para compor uma peça única e cheia de histórias. Afinal de contas, o que sobrava daqui e dali era utilizado para criar uma série de itens artesanais.

Assim, não apenas a colcha de fuxico passou a figurar em casas e apartamentos, mas o próprio fuxico passou a ser o protagonista de peças em geral, como almofadas, bed runners, colares, brincos, guirlandas e toalhas de mesa, entre tantos outros produtos.

Essa versatilidade trouxe ao fuxico a possibilidade de garantir um lugar de destaque, na decoração de interiores, sendo um importante símbolo do trabalho artesanal. Por conta disso, muita gente passou a admirar esse tipo de trabalho, capaz de criar tantas composições belas na colcha de fuxico e decidiu que, além de adquirir esse produto, seria possível colocar a mão na massa e criar a sua própria colcha de fuxico.

Como Fazer uma Colcha de Fuxico

Se você é uma dessas pessoas que deseja encontrar a sua identidade traduzida no resultado final de uma colcha de fuxico, confira as dicas que selecionamos para que você possa produzir a sua própria colcha.

  • Seja para criar uma colcha inteira de fuxico, ou só a superfície da colcha, você vai precisar de tecido, linha de costura, agulha de mão e tesoura;
  • Comece pelos próprios fuxicos, e, na sequência, crie os detalhes que quiser neles;
  • Na sequência, costure os fuxicos na superfície da colcha, ou no tecido que escolheu, caso esteja fazendo a colcha de fuxico desde o início;

Viu como um trabalho artesanal pode ser muito mais gratificante se você colocar um pouco da sua criatividade e gosto pessoal nas peças?

Por isso, inspire-se nas dicas do Westwing e coloque um pouco mais da sua personalidade na decoração do lar a partir da confecção de uma colcha de fuxico que tenha tudo a ver com você!

Próximas campanhas