Coifa

Coifa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCoifa

Somente em uma cozinha limpa você pode se sentir bem para cozinhar e comer. Para que a sua cozinha não seja poluída pelos vapores e gordura, uma coifa é essencial. Ela suga a sujeira que se eleva para cima do fogão imediatamente durante o cozimento dos alimentos, garantindo que os armários de cozinha e panos de prato não sejam danificados. E assim, os cheiros de comida irão desaparecer por conta própria!

Coifa com exaustor ou depurador?

A questão essencial quando se trata da compra de uma coifa para a cozinha é o modo de extração ou o modo de circulação do ar. Enquanto que no exaustor o princípio básico é seguido para conduzir os vapores gerados durante a preparação dos alimentos por tubos apropriados para o exterior do cômodo, uma coifa com depurador fornece não só com um filtro de gordura normal, mas também um filtro de carvão ativado que limpa o ar dos odores e da poeira, renovando-o a ponto de que este seja liberado de volta para o ambiente novamente.

Este mecanismo é particularmente importante para eficiência energética em casa. Tanto o filtro de gordura como o filtro de carvão precisam ser substituídos regularmente para garantir a segurança contínua e a higiene, pois filtros sujos não conseguem fazer o seu trabalho e também são um grande risco de incêndio. A coifa também pode ter um filtro metálico permanente, que idealmente é lavável. Esses dispositivos são, no entanto, um pouco mais caros, mas em comparação com os filtros descartáveis, eles ainda assim compensam mais para o seu bolso. Um filtro deve ser substituído ou limpo pelo menos uma vez por mês para garantir o funcionamento ideal.

Outros critérios de compra são a capacidade do ar e as diferentes configurações de ventilação/exaustão. Como é o desempenho da minha coifa? Ela opera apenas com o toque de um botão, mas faz muito barulho? Existe o risco dela queimar se for usada sempre no nível mais intensivo de exaustão ou ventilação? Além dessas perguntas, também é preciso prestar atenção se a coifa possui uma iluminação adequada, com lâmpadas de LED que sejam de fácil limpeza, pois cozinhar com luz insuficiente é uma tarefa bastante árdua.

Qual o tipo certo de coifa?

Dependendo de onde o fogão está e como os armários foram feitos, diferentes tipos de coifa podem se encaixar na cozinha. A largura e a altura desempenham um papel fundamental, bem como a forma e a montagem na parede. Aqui estão as principais variações:

Coifa de parede: a coifa de parede é o modelo mais comum e pode ser facilmente fixada na parede, acima do fogão. Normalmente existem coifas de todos os tamanhos, de modo que você deve ter certeza de encontrar um modelo com altura e largura adequada para a sua cozinha.

Coifa ilha: uma coifa ilha não é montado na parede, mas no teto. Foram especialmente desenvolvidas para acompanhar ilhas de cozinha e superfícies da cozinha móveis.

Coifa inclinada: a coifa inclinada é assim chamada pois sua entrada de ar é ligeiramente inclinada. A coifa normalmente é instalada diretamente acima do fogão para que nenhuma fumaça escape, mas isso também significa que você pode muito facilmente bater com a cabeça nela. Se a área de ventilação tem frente mais elevada do que a traseira, ganha-se uma agradável liberdade de movimento.

Coifa embutida: as coifas convencionais são projetadas para cozinhas com medidas padrão, encaixando-se sobre o fogão independentemente da posição dos armários. No entanto, se você colocar a coifa embaixo de um armário pré-existente, isso pode se muito ruim para a cozinha. Portanto, opte sempre por decidir com antecedência o espaço para a coifa, ou então certifique-se de abrir espaço suficiente para colocá-la.

Coifa de mesa: a invenção mais recente no que diz repeito a modelos de coifa é coifa de mesa retrátil, que é desenhada a partir da mesa ou bancada, puxando o calor diretamente em cima da fonte. Esta sucção de form lateral não só é tão eficaz como a ventilação/exaustão de cima, mas também de design extremamente valioso. Estes dispositivos estão disponíveis como exaustor quanto depurador de ar.

Coifa com design: seja a coifa feita de vidro e aço inoxidável ou com outros materiais, apesar da coifa ser visualmente atraente, ela continua sendo um grande equipamento técnico. Por isso, os designers hoje se esforçam para criar modelos mais interessantes do ponto de vista visual. Sendo assim, alguns dispositivos hoje já podem ser encontrados sob a forma de um lustre ou pendente de cozinha. Dentro das belos cilindros de vidro ou de metal que são montados apenas com um cabo de alimentação de energia e um suporte no teto, você encontra a mais recente tecnologia habilmente disfarçada como uma luminária cheia de design!

A mais recente tecnologia pode atender a todas as demandas e até mesmo atender aos requisitos do seu projeto de decoração. Para uma cozinha renovada e limpa a qualquer momento, lembre-se sempre da coifa.

Próximas campanhas