Coifa de Ilha

Coifa de Ilha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCoifa de Ilha

Cada vez mais integradas às áreas sociais, as cozinhas modernas são um ambiente de interação e conforto, pois permitem que todos conversem enquanto a refeição é preparada. Se sua cozinha for aberta, que tal instalar uma coifa de ilha? Ela retém a gordura e os odores indesejáveis e mantém o ambiente limpo, além de complementar a decoração com seu design sofisticado e moderno.

A coifa de ilha está disponível nas opções "exaustor" e "depurador" e conta com uma variedade de estilos, podendo ser de aço inox ou vidro. Tamanha flexibilidade permite que você adapte esse eletrodoméstico à cozinha da sua casa e o combine com móveis e outros equipamentos, transformando-o em uma peça de decoração! Nós, do Westwing, gostamos de uma cozinha sempre limpa e cheirosa e, por isso, preparamos uma série de dicas para você escolher sua coifa de ilha. Confira!

Como Funciona uma Coifa de Ilha?

Recomendadas para cozinhas em que o fogão fica no centro, as coifas de ilha jogam o ar quente, a fumaça e os odores desagradáveis para fora do ambiente por meio de dutos metálicos de inox ou alumínio. No caso de apartamentos pequenos e que não possuam saída para os dutos, pode-se acionar a função “depurador”, que filtra o ar e o devolve puro ao mesmo ambiente em que a peça está instalada. Geralmente, as coifas de ilha possuem três velocidades de operação, que são acionadas de acordo com os alimentos que estão sendo preparados.

O que Avaliar Antes de Adquirir Uma?

Ao escolher uma coifa de ilha você precisa analisar alguns aspectos, tais como a eficiência do motor. Se o fogão da sua casa for muito utilizado e forem preparadas muitas frituras, será necessária uma coifa de ilha com alto poder de sucção, que impedirá os odores e a fumaça de se espalharem para os outros cômodos da casa. Você precisa, ainda, estar atento à voltagem e ao tamanho do fogão que será colocado no mesmo ambiente da coifa de ilha . Se ele for de quatro bocas, por exemplo, a coifa de ilha ideal precisa ter 60 cm de largura. Já as de coifa de ilha de 90 cm se adequam aos fogões e cooktops de até seis bocas.

Cuidados ao Instalá-la

É recomendável que, durante uma reforma ou construção de uma residência, você já peça para que a tubulação do teto seja feita. Isso facilita muito na hora de instalar a coifa de ilha e evita obras posteriores. O ideal, para a saída de ar da coifa de ilha é projetar dutos de oito polegadas ou 22 cm x 15 cm, no mínimo.

Você deve, ainda, instalar a coifa de ilha a uma altura mínima de 650 mm e máxima de 750 mm dos queimadores do fogão. Iluminação também é outro ponto importante nesse equipamento, afinal, a área sombreada pela coifa de ilha pode alterar sua visão dos alimentos.

A Limpeza do Equipamento

Recomenda-se que a coifa de ilha seja limpa com detergente neutro e esponja macia. Os filtros também devem ser higienizados ou substituídos com a frequência recomendada pelo fabricante. O mais indicado é que a limpeza seja feita sempre que houver acúmulo de gordura ou a cada dois meses.

A coifa de ilha é um item que só tem a somar na cozinha. Além de complementar a decoração, é uma aliada que ajuda a manter a casa cheirosa e fresquinha. Vale a pena ter uma!

Diferenças entre Coifa de Ilha, Depurador de Ar e Exaustor

Os três aparelhos são indicados para aliviar a fumaça e cheiros produzidos pelo preparo de alimentos em uma casa, porém cada um atua de forma específica. Saiba mais abaixo:

Exaustor: Este equipamento tem uma atuação mais restrita, o que significa que na prática sua função é expulsar o ar de dentro do ambiente em que ele se encontra. Dessa forma, ele retira o ar quente do espaço e substitui pelo ar fresco do lado de fora.

Coifa: A coifa de ilha ou parede pode ou não trocar o ar do ambiente. O modelo que conta com uma tubulação de ar que faz essa troca por meio da sucção funciona como um exaustor. Já a versão que não realiza a troca, chamada de depurador, é responsável por sugar o ar quente, filtrá-lo e devolvê-lo purificado ao espaço.
O que diferencia um depurador de uma coifa é que o primeiro não conta com chaminé, sendo indicado para cozinhas com espaços reduzidos.

Com relação a gordura que os aparelhos retiram do ambiente, os exaustores não possuem sistemas para isso. Já coifas e depuradores sim. Portanto, nestes equipamentos, a parte de filtros de alumínio serve para condensar a gordura evaporada pelo ar.

Gostou da nossa página sobre coifa de ilha? O Westwing sempre busca apresentar conteúdos relevantes, repletos de informação e dicas para você implementar na sua decoração. Com nosso trabalho, buscamos inspirar cada um dos nossos sócios a levar mais e mais bem-estar para o próprio lar. Além dos nossos textos, você pode ter acesso as campanhas diárias que promovemos. Ações repletas de produtos de alta qualidade, visual e estilo. Cadastre-se gratuitamente conosco e passe a fazer parte do nosso clube de compras! Clientes cadastrados contam com um voucher de R$20 para a primeira compra, até 70% off nas próximas e parcelamento em 6x sem juros!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

A cozinha é um dos ambientes mais frequentados na casa. Seja para rotineiros almoços durante a semana ou jantares mais formais junto aos seus convidados, é importante manter o cômodo em ordem para um melhor convívio e recepção. Pensando nisso, o Westwing traz dicas de como manter o ar da cozinha limpo através com a coifa. Seja de ilha ou de parede, alumínio ou inox, o Westwing seleciona sempre as melhores sugestões sobre coifa, depuradores e outros itens que auxiliam a deixar sua casa arrumada e em dia.

Acesse nossos conteúdos e confira nossas ideias para personalizar sua casa através de guias de faça você mesmo. Confira também nossas dicas de como manter e conservar seus móveis e outros acessórios da casa. Inspire-se!

Próximas campanhas