Coador

Coador

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCoador

Alguns utensílios de cozinha são básicos e não podem faltar na sua casa de jeito nenhum. Entre eles está o coador, que é do que um filtro de alimentos. É um objeto simples mas necessário. Sua função é separar elementos de consistência sólida da parte líquida, como em um suco natural. Para facilitar, alguns coadores têm pequenos ganchos nas bordas, que são acoplados à panela ou vasilha onde será depositado o líquido.

O Westwing vai te mostrar que o coador vêm em diferentes modelos e cada um tem a sua função. O coador Hawthorne, por exemplo, é usado junto com uma coqueteleira, para preparar drinks. Já o coador fino serve para separar pedacinhos de frutas ou sementes nas bebidas. Além disso, ainda temos o coador de café, o coador de chá, entre outros. Saiba um pouco mais sobre esse um item tão recorrente no cotidiano da sua cozinha.

Coador x peneira

O coador e a peneira são parecidos, mas a principal diferença entre os dois é que o coador é usado para separar um líquido e reter os sólidos, enquanto a peneira separa diferentes elementos sólidos. Na prática, é por isso que os buraquinhos do coador são bem pequenos, às vezes imperceptíveis, enquanto peneiras têm buracos maiores.

Tipos e Materiais

O coador pode ser feito de material metálico ou plástico. Coadores de plástico são mais acessíveis e podem assumir diversos formatos e cores vibrantes. Já os de inox ou alumínio são duradouros, resistentes à corrosão e à variação de temperatura, além de possuir fácil limpeza. Há também diferentes modelos de coadores, conheça alguns:

Café: Além de servir para coar sucos, coquetéis e outras bebidas, os coadores são usados principalmente para preparar o café. E para isso, eles vêm em diferentes modelos.

Pano: Algumas pessoas dizem que eles dão um gosto “autêntico” ao café. Já que é reutilizável (feito de algodão), deve ser lavado muito bem depois de cada uso e precisa ser trocado periodicamente. Também está disponível em versões individuais, para coar o café direto na xícara.

Plástico: Devem ser usados junto com um filtro descartável, feito de papel. Esses filtros são descartáveis, mas o coador não. Ele é bem resistente e pode ser reutilizado.

Ficou com vontade de tomar aquele cafézinho? Agora é só colocar a água pra ferver!

Próximas campanhas