Coador de Pano

Coador de Pano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCoador de Pano

Poucos aromas evocam sensações tão boas como o aroma de café fresco sendo coado. No Brasil, o café faz parte da tradição nacional e há muitas décadas é preparado todos os dias em milhões de casas. Para que esse hábito tenha um gostinho e um aroma ainda mais especiais, uma ótima dica é utilizar um coador de pano, que além de não gerar lixo, resgata uma verdadeira tradição na preparação cotidiana do cafézinho.

 

O coador de pano é um dos métodos mais antigos e mais tradicionais de fazer café, utilizado tanto por donas de casa quanto por pequenos estabelecimentos como padarias ou até para o cafézinho rápido na repartição. Rápido e prático, o coador de pano é uma alternativa econômica às modernas máquinas de café e, apesar de toda a concorrência, continua sendo  muito utilizado pelos brasileiros. Descubra curiosidades sobre o uso do coador de pano com o Westwing!

Café: Paixão Nacional

Poucas coisas fazem tão parte do cotidiano dos brasileiros como o tradicional cafézinho passado na hora. No coador de pano, essa tradição é ainda mais presente, já que coadores de papel são mais recentes e, apesar disso, mesmo com opções de cafeteira muito modernas existentes em nossos dias, há quem prefira utilizar o tradicional coador de pano para essa função. 

Por ser um método muito antigo de passar café, o coador de pano remete à memórias da infância de muitos brasileiros, e a mistura da técnica com o inconfundível aroma de café fresco são um combo motivador para quem adora café e quer começar a prepará-lo de um jeito simples e sem muitos gastos.

O coador de pano pode ser encontrado em qualquer loja de utilidades domésticas e, em geral, possui cabo em madeira e estrutura metálica. Pode ser utilizado para coar café direto em xícaras grandes ou em garrafas térmicas sem grandes complicações e, ao contrário do filtro de papel, não gera lixo, uma vez que é lavável e reutilizável por várias vezes. É portanto, uma opção sustentável.

Porém, quem para quem gosta desse método, algumas dicas são importantes para preparar o seu café caseiro. O Westwing apurou essa técnica e tem dicas para você. Confira!

Dicas para Usar o Coador de Pano

Para que o café tenha seu aroma e sabor original, para o preparo do café no coador de pano, duas dicas são importantes. A primeira delas é a escolha do coador de pano. Embora modelos de flanela são muito usados, é recomendável o uso de outros tipos de tecido. Quanto menos poroso, melhor. Quanto for utilizar o coador de pano pela primeira vez, coe o café normalmente, mas não consuma a bebida para evitar que eventuais impurezas interfiram no sabor do café.

Em seguida, lave o coador de pano com água quente – nada de detergente – e guarde o coador na geladeira. Para uso diário, o ideal é que o coador seja trocado de dois em dois meses.

Com essas precauções o cafézinho de todos os dias com sabor delicioso estará garantido. Comece bem o dia com ajuda do coador de pano!

 

Próximas campanhas