Chawan

Chawan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraChawan

Quem olha para umachawan dificilmente pode imaginar a sua relevância cultural. Afinal, o que pode haver de tão especial em um utensílio de cerâmica utilizado para servir chá verde? A resposta é: tudo e mais um pouco! A chawan é um destes raros objetos cuja função e simbolismo se entrelaçam, influenciando e definindo a cultura de um povo. O utensílio é parte da rotina e também da alma e história do Japão.

No mundo da cerâmica tradicional japonesa, há poucos objetos tão celebrados quanto as chawans. Há séculos, a confecção destas tigelas encanta e desafia ceramistas a criarem o utensílio perfeito para o consumo do chá verde. Curvatura, textura, profundidade. Cada detalhe importa e é pensado e trabalhado em minúcia para dar origem ao utensílio ideal. Conheça mais sobre a origem e história da chawan e veja dicas para escolher uma chawan com o Westwing!  

Chawan: o Japão dentro de um recipiente

chawan é uma tigela para chá utilizada para preparar e consumir o matcha, chá verde em pó utilizado na cerimônia de chá japonesa. Acredita-se que a primeira chawan tenha chegado ao Japão importada da China, juntamente com o hábito de consumo do chá verde em si.

Ao longo dos séculos e com a popularização do consumo e cerimônia do chá no Japão, a confecção do objeto foi ganhando status e relevância. Isso por que, a apreciação do máximo sabor da bebida também depende dos utensílios utilizados para servir, sendo a chawan o principal elemento a se observar.

Chawan e a cerimônia do chá japonesa

É comum que as cerimônias de chá mais tradicionais sejam baseadas em utensílios feitos por ceramistas conhecidos. A chawan é muita vezes herança de gerações guardada como tesouro de família. Muitos artesãos ceramistas dão nome próprio a sua chawan, tal qual o título de uma obra de arte. No Brasil, a ceramista de origem japonesa Hideko Honma é uma das principais expoentes na confecção do utensílio. No Japão, diversos artesãos se dedicam exclusivamente à confecção artesanal destas tigelas tão especiais.

Como escolher uma chawan

A escolha e utilização de um utensílio tão especial requer alguns cuidados. A boa notícia é que com algumas observações simples é possível adquirir a peça ideal. Confira as nossas dicas e saiba como escolher a tigela perfeita para a apreciação do máximo do sabor dos chás.

  • Examine as bordas da tigela. O ideal é que as bordas sejam arredondadas e completamente niveladas para que não se perceba desníveis quando o recipiente tocar os lábios.
  • Examine a textura do interior da chawan. A textura do interior do utensílio deve ser completamente lisa para evitar que o pó do matcha fique retido na estrutura do recipiente em vez de se misturar de maneira uniforme com a água.
  • Atente para o fundo da chawan. É recomendável que o pé ou fundo do recipiente seja completamente plano para que fique firmemente apoiado na mesa. Essa característica facilita o ato de misturar o matcha evitando que o líquido se derrame durante o processo.

Continue navegando pelo Westwing e inspire-se com dicas de decoração, utensílios e objetos para incrementar o seu dia a dia!

Próximas campanhas