Charles e Ray Eames

Charles e Ray Eames

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCharles e Ray Eames

Conceitos da arquitetura com os quais temos contato e marcaram a história com seus projetos construtivos são os responsáveis por hoje embelezar e dar sentido a diferentes tipos de décor e estilos, considerados símbolos da arte de decorar. Charles e Ray Eames são alguns dos nomes mais respeitáveis do time de especialistas que contribuíram com a criação de um design inovador e dinâmico, comprovado por suas peças de sucesso concebidas e admiradas ao longo de quatro décadas.

As concepções singulares de Charles e Ray Eames foram destaque nas áreas de desenho gráfico, industrial e belas artes do século XX. Considerado moderno para a época, o mobiliário desenhado por marido e mulher contava com traços que comprovavam que o casal era pioneiro e que seus produtos jamais sairiam de cena. Para você que admira o trabalho de Charles e Ray Eames, o Westwing preparou uma página especial que conta a trajetória e obra desses importantes profissionais.

Charles e Ray EamesA HISTÓRIA DE CHARLES E RAY EAMES

Charles e Ray Eames foi um casal de designers norte-americanos famoso pela elaboração ousada de mobílias únicas e arrojadas, assinalando na história da arquitetura e do design das décadas de 1940 a 1970 o seu estilo sui generis de dar forma a móveis peculiares e inconfundíveis, atributo que levou a dupla de profissionais a se tornarem ícones do segmento até hoje.

Ele, arquiteto e designer industrial; ela, designer, artista e cineasta. Antes de se casarem, Charles e Ray Eames atuavam em suas respectivas áreas, construindo uma carreira de sucesso e dando indícios de que, juntos, formariam uma dupla invencível na arte de dar “vida” a peças de design domésticas e profissionais: Charles foi premiado na competição “Organic Design in Home Furnishings” pela técnica inovadora de moldagem em madeira e Ray especializou-se em pintura expressionista abstrata com o renomado pintor Hans Hofmann, ajudando a fundar o “American Abstract Artists”.

Os anos 50 foram marcantes para Charles e Ray Eames, período em que ambos já atuavam em parceria, não apenas na vida pessoal, como na profissão. Seus métodos inventivos, como a criação de cadeiras modeladas em madeira compensada, malha de metal e resina plástica, além do trabalho com fibra de vidro, foram os primeiros passos para que Charles e Ray Eames se tornassem uma dupla mundialmente conhecida e transferissem sua atuação para os curtas-metragens concebidos por Charles e exposições desenhadas pelo casal.

AS MARCAS DE CHARLES E RAY EAMES

Falar de Charles e Ray Eames é falar de produções inteligentes e engenhosas, em que alguns sinais exclusivos as pontuaram, não apenas na forma como foram concebidas, mas no dia a dia alegre desses dois artistas: o entusiasmo sem limites, as linhas finas e elegantes, formas funcionais e modernas, traços sutis de diversão, toques de sofisticação e uma simplicidade esteticamente apurada.

Outra marca do mobiliário de Charles e Ray Eames é a maneira natural e similar com que abordavam cada um dos projetos, questionando-se se aquela nova obra os intrigaria, onde poderiam melhorá-la e, principalmente, se durante o processo de concepção da peça seria possível se divertir. O modo como Charles e Ray Eames atuavam provou o quanto a dupla amava seu trabalho e como aplicava seus conceitos pessoais, combinando estilo, função, produto, processo, arte e ciência.

CHARLES E RAY EAMES: ÍCONES DA CARREIRA E PRODUTOS DE SUCESSO

As primeiras peças de design que fizeram sucesso pelas mãos de Charles e Ray Eames, por volta de 1956, foram as cadeiras Lounge Chair and Ottoman, poltronas mundialmente populares por suas formas contemporâneas, o extremo conforto que proporciona e a elegância criada pela famosa combinação “madeira compensada + couro macio”.

Posteriormente, outras mobílias chegaram para consolidar a carreira de Charles e Ray Eames no mercado de design da época: a aconchegante Eames Chaise; a clássica cadeira Shell Chair, também conhecida por Eames Molded Plastic Chair; o Sofá Eames; as mesas Wire-Base Table e Eames Wire Base Elliptical; a Cadeira Eames Wire; e os armários e gabinetes Eames Storage Unit.

Todos os móveis criados por Charles e Ray Eames criam composições modernas e estilos superinteressantes, especialmente se o décor seguir um padrão contemporâneo elegante, visto que as linhas retas características do trabalho de Charles e Ray Eames tendem para esta vertente decorativa.

Próximas campanhas