Chaise Rio

Chaise Rio

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraChaise Rio

O traço inconfundível de Oscar Niemeyer transmite contemporaneidade e é cheio de formas orgânicas e referências brasileiras. O que poucos sabem, porém, é que o arquiteto levou seu traço também para o design mobiliário. A Chaise Rio é a sua peça mais famosa e, como todos os seus trabalhos, é um clássico atemporal e uma verdadeira obra de arte. Além de bonita, a peça é inovadora, se equilibrando em um ponto só, permanecendo em balanço.

Criada em 1978 por Niemeyer em colaboração com sua filha, Anna Maria Niemeyer, a Chaise Rio é a tradução do seu trabalho como arquiteto. Seu desenho mostra a fascinação do arquiteto por formas curvas e orgânicas. Saiba tudo sobre a Chaise Rio no Westwing! Veja informações sobre a peça, suas principais características e aprenda como usar peças semelhantes na decoração da sua sala.

Características da Chaise Rio

Para desenhar a peça, Niemeyer se inspirou na paisagem e natureza do Rio de Janeiro, sua cidade de infância. A Chaise Rio é uma peça única, que hoje está exposta na galeria NOHO Modern, em Los Angeles. A cadeira tem estrutura em madeira laminada, que consiste em três itens de madeira curvados. Um dessas tábuas funciona como ponto de equilíbrio da cadeira, enquanto os outros dois funcionam como apoio para o assento e o encosto.

Sobre a estrutura da Chaise Rio fica um tecido de vime esticado, que compõe o assento. O apoio para cabeça é ajustável e revestido em couro italiano.A peça mede cerca de 183 cm de altura, 60 cm de profundidade e 90 cm de comprimento .

A elegância e o conforto da Chaise Rio são indiscutíveis, e o objeto virou um móvel clássico que representa bem a cultura brasileira de forma atemporal.

Chaise na Decoração

A Chaise Rio é uma peça única que hoje em dia é contemplada somente como objeto de desejo. Porém, outras cadeiras em estilo longue podem ser usadas na decoração da sua casa. Veja alguns exemplos:

Chaise LC4: A cadeira de Le Corbusier é feita em aço carbono, com revestimento em couro. Ela fica ótima em salas e escritórios contemporâneos ou clássicos.

La Chaise: com base em aço inox, pés em madeira e assento em fibra, a La Chaise é assinada por Charles Eames. A cadeira combina com salas, quartos e escritórios modernos.

Outras peças de mobiliário moderno podem substituir a Chaise Rio na sua decoração. Peças como a Copacabana, de Jacqueline Terpins e a Canapo, de Franco Albini, são móveis que também se equilibram em um ponto só, trazendo também bonitas curvas.

A Chaise Rio é uma cadeira de mobiliário clássico da cultura brasileira, tendo design contemporâneo e elegância atemporal. A peça merece o status que tem, de obra de arte.

Próximas campanhas