Chaira

Chaira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraChaira

Quando você era pequeno, com certeza deve ter notado um objeto que ficava na gaveta da cozinha com aspecto comprido e de metal, não dava para entender bem para o que servia: era uma chaira. A chaira é antiguíssima e também é chamada de fuzil, um dos primeiros instrumentos utilizados para manter a afiação das facas conforme ela vai se desgastando no dia a dia. Um detalhe importante é que a chaira não retira o material da lâmina, ela apenas endireita.

A chaira não afia, ela reforça o fio de uma faca já afiada deixando-o muito mais bem feito. Isso ocorre pois a chaira é uma superfície bem mais lisa do que a da pedra de afiação, por exemplo, e garante um fio mais uniforme e liso. O Westwing separou para você curiosidades e estilos diferentes para manter a sua faca sempre com o fio de causar inveja!

A Importância da Chaira

Para os amantes de boas facas é quase uma obrigação ter uma chaira sempre por perto nas sua cozinha ou área do churrasco. É bom lembrar que não é necessário passar a chaira diariamente na faca. O seu uso é muito simples e é recomendado toda vez que for utilizar a faca ou sempre que o corte falhar, garantindo assim a sua boa afiação e, para isso, a chaira tem que ser mais dura que o aço da lâmina da faca.

Como Manter uma Faca Afiada com a Chaira

Uma dica para manter a sua faca sempre afiada é, claro, ter sempre uma chaira à disposição. Porém outros detalhes são interessantes de ressaltar:

  • Corte os alimentos sobre uma tábua macia. Nunca em porcelana, vidro ou metal.
  • Nunca use a sua faca para abrir latas, cortar cordas ou papéis. Cada utensílio na cozinha tem a sua função.
  • Fique atento para o gume da sua faca, eles podem estar desalinhados. Use uma pedra de afiar com bastante textura e depois finalize com a chaira, assim o gume ficará sempre em perfeitas condições.

Aprenda a Usar a Chaira

O segredo de como usar a chaira na verdade, não é bem nesse instrumento, mas sim o ângulo da faca que deve estar em cerca de 10 a 15 graus. Depois, começando pela base e seguindo até a ponta, deslize toda a lâmina da faca contra a chaira. Faça este movimento 10 vezes de cada lado da faca.

Depois de um intenso uso, o gume pode desgatar e então nesse caso é necessário amolar a faca. Outra dica é invistir em uma chaira mais longa, isso não irá influênciar na afiação, mas garantirá sua maior segurança. Lembrando que estamos falando de um instrumento da cozinha que requer cuidado, nunca passe o dedo pelo fio da faca para avaliar se está afiada. Para isso, encoste o polegar: quando sentir um beliscão, a faca está em ótimas condições para uso.

É de extrema importância ter uma faca bem afiada. Por isso, todos os mais renomados chefs garantem: uma faca sem corte é mais perigosa do que uma faca bem afiada, pois requer mais força para manusear. Com a chaira, tudo será cortado com mais facilidade para compor os seus pratos e facilitar o dia a dia!

Próximas campanhas