Chá Inglês

Chá Inglês

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraChá Inglês

O chá inglês está entre os chás mais famosos que existem e talvez o mais marcante para as pessoas. Isso porque os ingleses são conhecidos pela sua pontualidade, principalmente para tomar chá. O famoso chá das cinco está na tradição da Inglaterra desde 1662 e se popularizou no século XIX, fazendo com que a mesa tenha muito mais do que o chá inglês, mas também bolos, pães, geleias e croissants.

Que tal criar uma típica mesa e convidar amigos e familiares para provar um delicioso chá inglês? Embarque nesta viagem com o Westwing e descubra como servir um verdadeiro chá inglês, com direito a todos os quitutes tradicionais. Afinal, a arte de decorar os ambientes vai muito além dos móveis, chegando na mesa que deve ser caprichada não só na toalha de mesa e utensílios, mas também com um cardápio surpreendente.

Chá Inglês: Fatos e Curiosidades

O chá inglês faz sucesso no mundo todo e chama atenção pela sua história. O hábito de fazer o chá das cinco foi criado pela Duquesa de Bedford, que via neste momento uma oportunidade de ostentar suas porcelanas e pratarias. Para dar ainda mais sofisticação à ocasião, foram criadas regras de etiqueta para servir o chá inglês. É obrigatório a presença de algumas delícias, como torradas com manteiga, geleia ou mel; muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos. Tudo isso para acompanhar o chá inglês.

Hoje em dia ainda é possível encontrar cafés que servem um tradicional chá das cinco na Inglaterra – mas a verdade é que hoje já não há um horário definido para consumir o chá – tanto que estima-se que um inglês chega a consumir cerca de 3 xícaras de chá inglês por dia, mas um pouco diferente do que costumamos consumir. Enquanto aqui no Brasil tomamos o chá apenas com a adição de açúcar  ou adoçante, um verdadeiro chá inglês pode ser servido com um pouco de leite gelado e até mesmo com pequenas fatias de limão.

Sirva um Verdadeiro Chá da Tarde

O chá da tarde é uma das refeições mais prazerosas para convidar as pessoas para uma tarde servida de muitas delícias, acompanhada de um bom papo. Para fazer uma mesa sofisticada e repleta de elegância o chá inglês é uma boa referência para se inspirar. Você não precisa seguir todas as regras de etiqueta – basta adaptar este clima inglês que você já estará agradando a todos.

Para começar, pense na toalha e mesa e nos utensílios. Uma toalha branca ou com detalhes florais são recomendadas. Para servir, prefira utensílios de porcelana ou cerâmica, que garantem mais charme na decoração. Depois, vá para o cardápio: bolos, torradas, geleias e biscoitos não podem faltar. Para beber, deixe à disposição diversos tipos de chás, que deixará o seu convidado mais à vontade para escolher. Além dos quente, experimente oferecer chás gelados também, que agradam o paladar de muitas pessoas. Se quiser abrasileirar um pouco a ocasião, um cafezinho não pode faltar. Para isso, conte com a ajuda de uma cafeteira elétrica, que facilita a hora de se servir.

 

Próximas campanhas