Cetim

Cetim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCetim

De textura suave, toque macio e aparência lisa e brilhante, o cetim é um tecido formado pela tecelagem da fibra de seda e, atualmente, é utilizado para diversos fins, como em roupas, cortinas, almofadas, enfeites e muito mais! Por adicionar classe e luxo, o cetim também é amplamente usado em vestidos de noivas, que prezam pela leveza e beleza dos tecidos nele empregados.

De origem chinesa, o cetim foi criado na Idade Média e seu nome vem da cidade portuária Zaitun, hoje conhecida como Quanzhou. As túnicas daquela época eram todas feitas de cetim, que representava luxo e poder devido ao seu alto custo. O Westwing adora tecidos como o cetim e, para você se inspirar com a beleza desse material, listamos algumas dicas de como utilizá-lo na decoração e favorecer ambientes. Vem com a gente e desfrute de toda a beleza de um lindo tecido como o cetim!

Os Diversos Usos do Cetim

Atualmente, o cetim é muito utilizado em estofados, roupas de cama, almofadas e cortinas. Eles dão um toque suave ao ambiente e deixam tudo mais bonito! No vestuário, usa-se o cetim em lingeries, forros de jaqueta, calçados, vestidos de noiva e outras roupas formais. Lacinhos de enfeite também são feitos em cetim. Um charme só!

O Papel do Cetim nas Negociações

Na China, onde foi criado, o cetim foi muito negociado com o mundo árabe e a Europa Ocidental durante a Idade Média, o que promoveu o aumento do fluxo de comércio entre essas regiões. Comercializado primeiramente na Itália, no século XII, o cetim foi disponibilizado para toda a Europa depois, embora fosse utilizado apenas pela nobreza devido ao seu alto custo.

Utilizando o Cetim na Decoração

Já pensou em ter uma linda cortina colorida feita com tiras de cetim? Esse tecido é amplamente utilizado em aniversários e festas de casamento e pode, ainda, fazer composições e adornar qualquer ambiente! As mesas também ganham um charme especial com toalhas de cetim. Babadinhos, tiras e sobreposições com dois tons são super recomendados!

O uso Histórico do Detim

Antigamente, o cetim era usado para cobrir móveis finos, tais como o mobiliário do Palácio de Versalhes ou peças vitorianas. A realeza também usava roupas feitas desse tecido e membros do alto escalão da Igreja Católica vestiam mantos feitos de cetim. As bailarinas também adotaram esse tecido para suas sapatilhas de ponta e esbanjar brilho em suas apresentações. Lindo, não é?

A Evolução do Cetim

O cetim é o nome de um ligamento de tecidos de cala que, pela distribuição de seus pontos, fica brilhante do lado direito e fosco do lado avesso. Hoje em dia, esse tecido é feito com raiom ou outras fibras sintéticas, que têm o mesmo efeito na decoração e nas vestimentas.

O cetim pode incrementar a decoração de um ambiente e dar um toque mais elegante e fino a sofás, janelas e camas. Invista nesse lindo tecido e valorize o que sua casa tem de melhor! Basta combinar itens de cetim com peças mais sóbrias e sem brilho. Você certamente vai amar o resultado!

Próximas campanhas