Cesto de Papel

Cesto de Papel

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCesto de Papel

O investimento em materiais e objetos sustentáveis está cada vez mais em alta na decoração. Reaproveitar itens que iriam para o lixo e transformá-los em belas peças para a sua casa, além de ser uma oportunidade para você exercitar sua criatividade, ajuda a proteger o meio ambiente. Pensando nisso, que tal investir em um cesto de papel? Ele é bonito, feito de material reciclado e pode dar mais charme e beleza a um ambiente do seu lar.

Ele pode ser pequeno, grande, redondo, quadrado, oval... são diversos tipos de cesto de papel, que podem ser utilizados para armazenar chaves, guardar lembretes ou o que mais você precisar. Navegando pela nossa página você confere as dicas que o Westwing preparou para que você escolha o cesto de papel que mais combina com a decoração da sua casa e até faça o seu próprio cesto de papel. Confira!

O Cesto de Papel e seu Significado

Feito de jornal, folhas de revistas ou qualquer outro papel maleável, o cesto de papel representa uma das formas mais puras de se fazer artesanato, pois reaproveita um material que seria dispensado e o transforma em objeto de decoração. Ele pode ser feito de diversos formatos, com tampa, mais aberto, com tramas fechadas, e certamente fará sucesso em qualquer ambiente da sua casa!

Como Fazer seu Próprio Cesto de Papel

É fácil fazer seu cesto de papel! Você precisará apenas de:

  • Tesoura
  • Folhas de jornal
  • Cola branca
  • Pregadores de roupa
  • Palito de churrasco
  • Tinta acrílica fosca nas cores que você desejar
  • Pincel de cerdas macias
  • Verniz vitral incolor

Como fazer:

Primeiramente, faça rolinhos, dobrando as folhas de jornal em três partes. Corte várias tiras seguindo as dobras. Para poupar tempo e trabalho, é melhor dobrar e cortar várias folhas juntas – até cinco, no máximo. Enrole o palito de churrasco numa das pontas da folha, e prossiga enrolando no sentido diagonal. Para fechar o rolo, cole a ponta do jornal. Depois que tiver feito vários rolinhos, achate-os com as mãos, um por um. Na sequência, separe sete rolos. Primeiro, coloque quatro na vertical, depois ponha, por cima, os três restantes na horizontal. Comece a fazer seu cesto de papel passando um dos rolos horizontais alternadamente por cima e por baixo dos verticais.

Depois, faça o mesmo com o segundo rolo, mas numa ordem inversa à do primeiro, ou seja: onde o primeiro rolo passou por cima, o segundo passa por baixo, e assim por diante. Ao trançar o terceiro rolo, alterne a ordem em relação ao segundo. Depois de trançar, encaixe os rolos juntos, formando um quadrado. Use o último rolo vertical da direita para trançar, passando por cima e por baixo dos outros rolos. Quando o rolo-guia ficar muito curto, passe cola e encaixe outro, pela ponta mais larga. Enquanto trança seu cesto de papel, puxe os rolos de base em todas as direções. Vá trançando até que o fundo fique do tamanho desejado. Para fazer a lateral do cesto de papel basta erguer os rolos de base enquanto trança, e apertar um pouco. Para evitar quer os rolos caiam para o lado, prenda-os em alguns pontos com prendedores de roupa.

Quando o cesto de papel ficar da altura que você quer, passe cola na ponta do rolo-guia, dobre e enfie no trançado. Depois, empurre para trás do rolo mais próximo, para escondê-lo. Na hora de pintar o cesto de papel, para que ela pareça mesmo de vime, pinte com amarelo ocre misturado com 1/3 de branco e 1/3 de amarelo-ouro. Por fim, passe verniz vitral incolor, para impermeabilizar e dar mais durabilidade ao seu cesto de papel.

Próximas campanhas