Cerâmica Brasileira

Cerâmica Brasileira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCerâmica Brasileira

A cerâmica é um dos modos de artesanato mais antigos de todo o mundo. As peças mais antigas são datadas do ano de 24.500 a.C., o que mostra a sua importância e permanência na cultura de diversos povos. No Brasil não foi e não é diferente. Um dos primeiros artigos feitos com cerâmica brasileira foi encontrado na região da Amazônia muito antes dos europeus chegarem à América.

O tempo foi passando e a cerâmica brasileira foi ganhando diversas utilidades. Sempre presente no mundo da decoração, ela pode ser utilizada como matéria-prima para a fabricação de tijolos, telhas, pisos, revestimentos, louças sanitárias, louças de mesa e vasos. Ou seja, em algum lugar da sua casa terá pelo menos um produto feito com a cerâmica brasileira. Quer saber mais sobre esse tipo de material e como utilizá-lo no décor? Veja as dicas que o Westwing selecionou e aproveite!

Cerâmica Brasileira: a arte marajoara

Não há como falar de cerâmica brasileira sem citar a produzida pelos marajoaras, que são antigos habitantes da Ilha de Marajó, localizada na região norte do país, no estado do Pará. Os objetos de cerâmica fabricados por esse povo são considerados os mais antigos do Brasil e um dos mais sofisticados em todo o continente americano.
Esse refinamento presente na cerâmica brasileira realizada pelos marajoaras surpreende pelas técnicas complexas de coloração, desenho e acabamento, mesmo em uma época na qual não havia muitos recursos, já que estudiosos datam esses artefatos como pertencentes entre os séculos V e XIV.
Atualmente, diversos grupos de moradores da Ilha de Marajó confeccionam réplicas de diversos tipos de peças, como louças e vasos, inspirados na arte marajoara. Mas para quem deseja ver a cerâmica brasileira autêntica e original desse povo, pode conferi-las no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).

Cerâmica Brasileira Hoje

Algumas tribos indígenas ainda conservam a cultura ceramista arraigada em nossa cultura. A cerâmica brasileira com esse tipo de traço tem bastante destaque nos povos Waurá e Carajás. O primeiro fica localizado no alto do rio Xingu e são famosos pela fabricação de peças panelas e vasilhas com até 2 metros de diâmetro. Os Waurá modelam e cozinham as peças em um buraco previamente aquecido e, posteriormente, é decorada com tinturas vermelhas e pretas, extraídas dos frutos urucum e jenipapo.
Já os Carajás ficam localizados às margens do rio Araguaia e seu trabalho é focado na fabricação de diversos utensílios destinados ao armazenamento e preparo de alimentos. Eles ainda possuem outro tipo de peça feita de cerâmica brasileira: as bonecas Carajás. O trabalho é tão minucioso e valioso que foi reconhecido em 2012 como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Cerâmica Brasileira na Decoração

A cerâmica brasileira é uma bela forma de você decorar sua casa com belos produtos artesanais, oferecendo aos ambientes um aspecto natural e personalizado, seja ela decorativa ou utilitária.
Vasos de cerâmica, por exemplo, são ideais para fazer parte do décor do banheiro devido ao material resistente e que não enferrujará ou acumulará umidade.
Outro tipo de cerâmica brasileira que podem compor a decoração são os bonecos de barro, muito comuns no nordeste brasileiro. Eles podem aparecer sobre as prateleiras, estantes ou em nichos que ficam pelos corredores da casa, nas salas ou nos quartos.
Agora, se a intenção é utilizar produtos de cerâmica brasileira no dia a dia, aposte em panelas e utensílios, como bowls, potinhos e travessas fabricadas com esta matéria-prima. A cerâmica oferece alta durabilidade e são capazes de suportar calor e frio, ou seja, podem ir diretamente ao forno ou geladeira.

Com as nossas dicas sobre cerâmica brasileira ficou muito mais fácil aderi-las à decoração do lar. Inspire-se cada vez mais com o Westwing.

Próximas campanhas