Cerâmica Africana

Cerâmica Africana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCerâmica Africana

Tem peça mais bonita que a cerâmica? Delicada e cheia de beleza, a cerâmica é uma peça que pode contar muitas histórias. E quem é que não deseja ter em casa uma peça de cerâmica na decoração? E quanto mais diferente ela for, melhor é, pois torna a peça única. Assim funciona com a cerâmica africana, uma arte que vem passando de geração para geração e que conquista muita gente integrando boa parte das casas.

A história da cerâmica africana tem várias naturezas. Cada peça de cerâmica é diretamente influenciada pela região, linguagem, crenças religiosas da região, cultura, influência europeia e força cultural colonial. A história da cerâmica africana é passada verbalmente de geração para geração. Isso faz com que seja virtualmente impossível descobrir qualquer informação sobre o desenvolvimento da cerâmica. Conheça um pouco mais sobre a história da cerâmica africana com o texto que o Westwing preparou para você!

Cerâmica Africana: História

A peça de cerâmica feita na África mais antiga foi encontrada na Nigéria no vilarejo de Nok e data de 500 anos antes de Cristo. A cerâmica africana tinha o corpo e a cabeça humana, um modelo abstrato, com fortes elementos formais e uma desproporção em relação aos tamanhos e posições adequadas da anatomia humana. O trabalho de design dessas esculturas as deixa no começo dos estágios de desenvolvimento da cerâmica.

Ideias da Cerâmica Africana

Cabeças e figuras humanas são as tradições mais longas sobreviventes da cerâmica africana. Algumas das mais antigas cabeças e figuras humanas de cerâmica africana foram encontradas em Lydenberg e Ife. As cabeças encontradas em Lydenberg datam do século 6 e têm um design robusto, as cabeças e figuras humanas encontradas em Ife, por sua vez, possuem um design mais refinado, com qualidades artísticas mais formais.

Cerâmica Africana

Influência Egípcia

As artes africanas apresentam significados simbólicos. Os arqueologistas acreditam que isso se deve à influência egípcia na arte de todo o continente por mais de 3000 anos. A cerâmica africana deste período evoca o significado encontrado no simbolismo de vida após a morte e pagamento de dívidas com deuses e deusas místicas .

Arte Africana Atual

Uma variedade de ferramentas do povo africano trouxe novos métodos de criar trabalhos artísticos. Esculturas de barro são profundamente enraizadas e usadas ainda hoje. Alguns dos trabalhos de barro mais importantes do século 20 foram feitos pelo povo Yorubá de Ife. Esculturas de barro em tamanho real foram criadas durante 1910 e 1930. Estas peças capturaram o interesse de amantes da arte. Outros materiais usados para esculpir durante o século 20 incluem o bronze e pedras naturais.

Cerâmica na Decoração

As peças de cerâmica africana têm uma beleza sem igual. São desenhos e estampas étnicas, cheios de cores e formas diferentes. Uma boa peça que você pode ter em casa é um vaso com estampas geométricas que remetem à alegria do povo africano e à beleza de suas artes manuais. A cerâmica africana é perfeita para a decoração!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas