Cavalete de Madeira

Cavalete de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCavalete de Madeira

Você conhece os usos e utilidades do cavalete de madeira no design de interiores? Trazer um toque especial e diferente à composição dos ambientes pode ser mais simples do que se costuma imaginar. O reaproveitamento e reproposta de uso de itens como os cavaletes de madeira permitem a criação de cômodos que se despertam fascínio e inspiram pela beleza, versatilidade e criatividade com que são projetados. Pronto para transformar o visual do seu ambiente?

Os cavaletes de madeira estão entre os objetos fora do comum cujo uso vem ganhando cada vez mais espaço na composição de ambientes modernos. Suas aplicações vão desde a substituição de móveis e até peça de decoração em si, entre mil e uma possibilidades. O Westwing te ajuda a criar ambientes que refletem o seu estilo e personalidade. Inspire-se com ideias para utilizar o cavalete de madeira na decoração e aprenda como fazer seu cavalete de maneira simples!

Cavalete de Madeira na Decoração

O objetivo é trazer um toque de modernidade e criatividade a um ambiente sem vida? O reaproveitamento de materiais e objetos é uma das maneiras efetivas e modernas de se trabalhar a atmosfera de um espaço. Tendência cada vez mais presente na decoração, esse tipo de proposta permite a exploração da criatividade e do estilo pessoal dos usuários no design de interiores e exteriores cada vez mais surpreendentes. A incorporação do cavalete de madeira como peça de decoração moderna é um excelente exemplo dessa tendência.

Costumeiramente descartado após sua função como acessório utilizado em obras de carpintaria e construção civil, o cavalete de madeira foi redescoberto pelos decoradores modernos e vem sendo explorado na composição tanto pelas suas possibilidades funcionais quanto estéticas.

Em termos funcionais, o cavalete de madeira pode assumir a função de cabideiro, cavalete para mesa, armário, estante, prateleira, suporte para quadro, entre diversas outras possibilidades. Do ponto de vista estético, o cavalete de madeira traz um toque de modernidade e descontração aos ambientes incrementando o apelo visual de ambientes baseados em estilo rústico, moderno, romântico e até glamour.

Como Fazer um Cavalete de Madeira

Que tal explorar essa peça funcional e moderna na decoração da sua casa? Confira o passo a passo e aprenda a montar o seu cavalete de madeira:

Materiais:

  • 7 tábuas de 2×4 metros de 5 centímetros por 10 centímetros
  • Prego para madeira
  • Trena
  • Lápis
  • Chanfrador
  • Martelo
  • Esquadria de serra

Passo a passo:

  •  Meça 1,2 m da tábua de 5 por 10 cm. Marque a linha com um lápis e chanfrador em um ângulo de 45 graus.
  • Com a ajuda da esquadria, serre a tábua de 5 por 10 cm em metades de tamanhos iguais.
  • Repita o processo três vezes, medindo e serrando cada  5 por 10 cm no comprimento de 1,2 m com 45 graus. Depois, serre o lado oposto do pedaço de 5 por 10 cm em um ângulo de 45 graus. O resultado deve totalizar oito peças com medidas 5 por 10 cm com um ângulo de 45 graus.
  • Posicione duas tábuas com os ângulos um de frente para o outro para formar um triângulo. Pregue certificando-se de manter os ângulos retos. Repita esse processo mais três vezes para montar as quatro pernas do seu cavalete de madeira.
  • Determine a largura do seu cavalete de madeira.  Serre as partes não cortadas de 5 por 10 cm na medida de sua preferência. O acabamento precisa ser reto e plano, sem ângulos. Esse será o apoio entre as duas pernas do cavalete de madeira.
  • Grampeie uma perna à sua estação de trabalho com a junta para cima. Pregue mais um apoio entre as pernas. Pregue do lado de fora em direção ao apoio. Repita o procedimento com o objetivo de fixar um segundo par de pernas ao apoio do cavalete.
  • Agora  você precisará serrar a última tábua de 5 por 10 cm em quatro partes com medidas de 0,6 metros. Coloque um apoio em cada conjunto de pernas, 45 cm da parte de baixo da perna para garantir a estabilidade do cavalete de madeira.
  • Complete o segundo cavalete de madeira repetindo os últimos três passos.

Continue navegando pelo Westwing para descobrir um universo de ideias faça você mesmo para você decorar seus ambientes!

Próximas campanhas