Catedral de Brasília

Catedral de Brasília

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCatedral de Brasília

Uma das mais importantes obras da capital brasileira, a Catedral de Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em maio de 1970. Você sabia que a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília? Por sua grandiosidade, demorou mais de dez anos para ficar pronta: são 70 metros de diâmetro, com 16 colunas de concreto e pesando noventa toneladas – tudo isso com detalhes e esculturas incríveis em seu interior.

Saiba mais sobre a história da Catedral Metropolitana de Brasília, um dos grandes ícones da arquitetura brasileira. Você vai descobrir como foi feita sua estrutura e um pouco mais sobre a história contida neste local tão importante para o Brasil. A Catedral de Brasília também possui diversas curiosidades sobre sua arquitetura, e nós do Westwing resolvemos reunir todas essas informações para te inspirar a conhecer de perto as grandes obras arquitetônicas do país.

História da Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília foi construída no período de 1959 a 1970. Este tempo é justificado pela dimensão desta obra, que possui uma imensidão de detalhes que precisavam de muita atenção para que o projeto pudesse ser executado com eficácia. Além de ser o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal, a Catedral de Brasília se tornou um marco da arquitetura brasileira. Criada por Oscar Miemeyer, a Catedral de Brasília chamou a atenção, inclusive internacional, por sua estrutura ousada e moderna.

O projeto só foi concretizado graças a expertise do engenheiro Joaquim Cardozo, que fez todo o cálculo estrutural da Catedral de Brasília. São 16 pilares com 40 metros de altura, com uma coroa no topo que permite iluminação na medida certa. Na entrada estão quatro esculturas, representando os 4 evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Seu interior é todo revestido de mármore, são 500 toneladas do material. Ao entrar, você é recebido por 3 esculturas de anjos, suspensas no teto, e vitrais coloridos com passagens bíblicas.

Para entrar na Catedral de Brasília, a passagem se encontra no subsolo. Um túnel escuro que resulta num encontro perfeito com a arte, religião e arquitetura: uma catedral clara e com tons de azul e verde que mostram paz e tranquilidade.

Curiosidades sobre a Catedral de Brasília

Tantos detalhes e fatos históricos, a Catedral de Brasília também consegue carregar algumas curiosidades. Uma delas é a forte presença do número 4 no projeto. São 4 estátuas na entrada, 4 sinos, e 16 colunas (4×4) que compõem o projeto. Dizem também que ao invés de 3 anjos na Catedral de Brasília são 4: 3 esculturas e um anjo da guarda.

Outra curiosidade sobre a Catedral de Brasília é a sua acústica. Independente de onde você estiver, dentro dela é possível ouvir com clareza todas as conversas. E para quem pretende visitar a Catedral de Brasília, fique atento às roupas, pois é proibido entrar com roupas curtas – calça e saia comprida são as opções de vestimenta. Dá para visitar a Catedral de Brasília todos os dias, das 8h às 17h. As missas são realizadas de terça a sexta às 12h15 e 18h15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h30, 10h30 e 18h.

Próximas campanhas