Casas Provençais

Casas Provençais

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCasas Provençais

Ambientes de praia ou campo pedem por uma decoração única e inspiradora, que faça jus à leveza e tranquilidade da localização. Provenientes da região sudeste da França, as casas provençais são exatamente isso, apostando em móveis com a pintura desgastada, tons suaves, aroma de lavanda e tecidos florais para compor o espaço. Nascido no século 16, o estilo provençal é uma tendência de decoração que sempre vai e volta, e atualmente está muito em alta.

As casas provençais surgiram a muito tempo, quando os camponeses da região francesa de Provença tentaram copiar e adaptar a decoração dos palácios da monarquia francesa a seus lares, utilizando materiais e recursos que tinham a mão. O estilo evoluiu e hoje, mesmo com peças de qualidade, ele ainda mantem o charme rústico da decoração daquela época. No Westwing você encontra tudo que precisa para decorar cada espaço de sua casa do melhor jeito possível!

O Rústico Chique

As casas provençais são caracterizadas por sua rusticidade aliada a elementos que aconchegantes e confortáveis. A primeira vista elas aparentam ser uma mistura dos estilos rústico e romântico, porém não há a polidez necessária para justificar a presença do segundo.

No século XVI, para esconder os defeitos dos móveis de madeira, os artesão usavam uma mistura de gesso e cola para disfarça-los, mas, com o tempo esses materiais acabavam se desgastando, dando ao móvel uma aparência envelhecida. Esse efeito “desgastado” hoje é conhecido como pátina e é um dos elementos centrais das casas provençais.

As casas provençais são caracterizadas por estes móveis, parede (internas e ou externas) de pedra ásperas ou com pintura machada, madeiramento do telhado a mostra, materiais naturais, tecidos florais, bem como presença real de flores no ambiente, pisos claros de madeira, quadros com temas relaxantes de cenas cotidianas rurais e artigos de metal, como castiçais, cestas, luminárias e tudo o que possa ser remetido a vida no campo.

Cores

As casas provençais não são muito coloridas, mas possuem toques de cor que dão muito charme ao espaço. O branco é a cor predominante, porém tons de amarelo, verde, azul e vermelho também são muito usados. A presença da lavanda, tanto a cor quanto o aroma, também é bem marcante, pois na Provença existem lindos e extensos campos desta planta, formando paisagens de tirar o folego. Nas casas provençais madeiras escuras, sem pintura, também são muito comuns na decoração do ambiente, completando a cartela de cores. Para aplicar as cores mais fortes dentro desse estilo, invista em flores, vasos, almofadas com estampas florais ou geométricas e quadros com a temática campestre.

Salas de Casas Provençais

O estilo provençal combina principalmente com as salas de estar e jantar  de sua casa, visto que apesar de ser possível, ele não é tão caracterizado em outros ambientes do lar. Mas independente do cômodo, para deixa-los com a cara dos de casas provençais, opte por madeiras rústicas ou com aparência de desgastadas, tecidos claros e delicados para cortinas, toalhas de mesa e afins. As peças de metal são muito importantes em casa provençais, aposte em lustres de ferro ou cobre, molduras de espelhos, e cabeceiras bem ornamentadas neste material.

Inspire-se nas casas provençais e transforme sua residência!

Próximas campanhas