Carranca

Carranca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCarranca

A carranca é uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira e usada a princípio na proa das embarcações que navegavam pelo rio São Francisco. Acabou se espalhando no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra, ameríndia, se seriam amuletos ou simplesmente ornamentos e os artesãos que produzem as carrancas são chamados de carranqueiros.

A carranca hoje faz parte da cultura popular e compõe a decoração de vários ambientes. É possível encontrar carrancas de diversos tamanhos para ser colocado em qualquer tipo de espaço. A carranca pode até não ter uma aparência das mais agradáveis, mas dizem que isto tem um porquê: para afastar os maus espíritos. Por isso, ela é muito usada na decoração como um amuleto de sorte. Saiba mais sobre carranca com o Westwing!

A Carranca e a História

As primeiras referências às carrancas datam de 1888. A carranca era construída no início com um objetivo comercial, porque a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio e os barqueiros usavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em uma certa época, a população ribeirinha passou a dar características místicas de afugentar maus espíritos à carranca. Isto fazia com que o aspecto artístico da produção da carranca ficasse em segundo plano, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira.

A carranca possuía um significado importante para as embarcações: a de espantar maus espíritos, ajudar para que a embarcação não afundasse, livrar das tempestades e atrair muitos peixes.

A Carranca na Decoração

Com a fama de espantar o mau olhado, a carranca é muito usada como peça decorativa em diversos ambientes e inclusive em alguns templos religiosos. A ideia é que nada de ruim passe pela carranca. Por ela só passa tudo o que for bom e o que é de ruim fica para trás dela.

Portanto, se você deseja usar a carranca como decoração da casa, aproveite o misticismo para usá-la da maneira correta. Deixe a carranca na porta de entrada da casa, em um lugar estratégico. Assim, tudo o que é ruim e mau olhado não vai passar porta a dentro. Vale a pena tentar, não é?

A Carranca como Acessório

Além de ser muito usado em ambientes internos como uma maneira de decorar e também proteger contra mau olhado, a carranca também é encontrado em tamanhos menores para que seja possível carregar o amuleto da sorte sempre junto de você e uma das possibilidades de acessórios em que você pode encontrar é como chaveiro, pingentes entre outras peças. Todas entalhadas em madeira, que é para garantir que a proteção esteja sendo feita da maneira correta, segundo todas as tradições e todos os costumes e lendas.

A carranca é uma peça marcante, parte da nossa cultura e muito conhecida. Você pode usar as carrancas como enfeites para decorar a sua casa e ainda ganhar uma proteção extra.

Próximas campanhas