Carlos Cascaldi

Carlos Cascaldi

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCarlos Cascaldi

O arquiteto Carlos Cascaldi é um importante nome da arquitetura brasileira e seu legado inclui construções icônicas que revelam seu traço moderno e seu estilo contemporâneo. Aluno de João Batista Vilanova Artigas na Escola Politécnica, Carlos Cascaldi virou sócio do mestre. Juntos, assinaram dezenas de obras em diferentes estados brasileiros. As formas ousadas e as combinações geométricas harmônicas e inusitadas tornaram o estilo de Carlos Cascaldi consagrado na história do design nacional.

Carlos Cascaldi e seu irmão, o engenheiro Rubens Cascaldi, trabalharam ao lado de Vilanova Artigas em muitos projetos importantes que marcaram a história e o desenvolvimento do Brasil. A parceria próxima com Vilanova Artigas, que é um dos mais importantes e geniais designers brasileiros teve grande influência sobre o estilo de Carlos Cascaldi. Conheça no Westwing o legado ousado e inspirador de Carlos Cascaldi na arquitetura nacional.

Carlos Cascaldi e Vilanova Artigas: Uma Parceria de Sucesso

A sociedade de Carlos Cascaldi e Vilanova Artiga, durante toda a década de 50, foi fundamental para a consolidação do estilo e da visão da dupla para o desenvolvimento do Brasil. Somente no Paraná, a parceria com Vilanova Artigas deu origem a doze obras em Londrina – sendo a mais importante delas a Estação Rodoviária.

O estilo de Carlos Cascaldi é caracterizado pelo uso inteligente e funcional do espaço, com pilares, rampas e formas simétricas que criam efeitos surpreendentes. A proposta da arquitetura orgânica de aproveitar os elementos da natureza para criar uma construção funcional é refletida na criação de pórticos, painéis de vidro e vãos que otimizam a circulação do ar, dão sustentação aos projetos e aproveitam a iluminação natural.

Modernidade à Brasileira

O legado de Carlos Cascaldi e Vilanova Artigas também inclui o imponente prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,concluído em 1969. A obra combina concreto e vidro em inusitadas formas geométricas sustentadas por imponentes pilares, priorizando a integração entre ambientes e a criação de espaços de convivência.

Outra obra icônica da parceria é o Edifício Louveira, de 1946, situado no bairro Higienópolis em São Paulo.  O prédio residencial, composto por dois blocos idênticos ligados por um jardim central e uma rampa sinuosa, é um exemplo da visão moderna de Carlos Cascaldi e Vilanova Artiga. O projeto prima por composições simétricas e é reconhecido de longe pelo estilo e pelas cores da sua fachada, que misturam vidros transparentes, venezianas amarelas e placas vermelhas em um conjunto harmônico.

Os Irmãos Cascaldi

Talvez pela natureza introspectiva de Carlos Cascaldi, seus projetos independentes foram ofuscados pela grandiosidade dos projetos em parceria com Vilanova Artigas. No entanto, os projetos de Carlos Cascaldi deixavam transparecer a influência do mestre e parceiro de trabalho.

Com o irmão Rubens, Carlos Cascaldi projetou e executou uma série de projetos residenciais para diferentes contextos: praia, campo e cidade. Respeitando as especificidades de cada ambiente e com a proposta de arquitetura orgânica e racional, os irmãos Cascaldi assinaram projetos notáveis, como a sede da Fazenda Santo Antônio, em Itupeva (SP), as residências de Rubens Cascaldi e de Miguel Latorre, em Jundiaí, e a casa de praia de Miguel Latorre, em Praia Grande (SP).

Próximas campanhas