Canteiro de Jardim

Canteiro de Jardim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCanteiro de Jardim

Jardins alegram nossos dias, estreitam nossos laços com a natureza e transmitem paz e tranquilidade a nosso dia a dia. Na hora de planejar um jardim, é importante dar às suas flores e plantas o destaque merecido para compor um ambiente bonito, harmonioso e agradável. O canteiros de jardim é um elemento importante em qualquer projeto de paisagismo, pois dão forma e evidência às parte verde da casa.

Os canteiros de jardim cumprem a função de delimitar áreas para o plantio de determinadas espécies para direcionar o olhar e a atenção para a beleza das plantas. Seja para plantar flores ou um mix de ervas aromáticas, os canteiros são uma maneira criativa e simples de dar personalidade ao seu jardim e criar um estilo único. Se você busca inspiração para cultivar um canteiro de jardim para chamar de seu, veja as dicas que o Westwing selecionou pra você!

Como fazer um canteiro de jardim

O canteiro de jardim combina com qualquer tipo de ambiente, dos mais amplos aos mais compactos. Para montar um canteiro de jardim, delineie o formato desejado na grama e limpe a área interna, deixando pelo menos 15 centímetros de profundidade para o plantio. Em seguida, misture adubo à terra e nivele utilizando um ancinho. Lembre-se que algumas espécies podem precisar de misturas específicas para o plantio.

O melhor horário para plantar novas mudas é o fim do dia, quando o calor é mais ameno e não há exposição ao sol. Neste momento, basta retirar as mudas do saquinho, abrir um espaço com a pá e dispor as mudas ao longo do canteiro de jardim, do jeito que você quiser. Atente-se às especificidades de cada muda para definir o espaçamento entre as plantas e não sobrecarregar o canteiro de jardim.

Diferentes formatos

Os formatos de canteiro de jardim podem ser geométricos ou orgânicos. Entre os canteiros geométricos, os formatos mais utilizados são o quadrado, o retângulo e o círculo. Já as formas orgânicas são desenhos com linhas curvas, como o caroço de feijão, por exemplo. As linhas curvas acentuam a beleza das plantas e dão uma forma mais natural ao jardim. As linhas retas e os ângulos dão um toque mais rígido ao canteiro de jardim, pois são menos frequentes na natureza e denotam a intervenção humana.

O canteiro de jardim pode ser plantado em diferentes áreas do espaço. Uma opção muito utilizada é fazer canteiros de jardim na base de muros ou paredes que delimitam a área externa, para dar um toque charmoso à transição entre a construção e a natureza. Outra ideia bacana é contornar caminhos e passagens para deixar o trajeto mais bonito e agradável.
Também é possível criar pequenos canteiros de jardim mais dispersos no espaço, para dar destaque a determinadas espécies e ornamentar o gramado com toques de cor e forma.

Explosão de cores

O canteiro para jardim é uma ótima maneira de dar destaque às espécies que você mais gosta. Na hora de plantar, lembre-se de respeitar o formato escolhido para dispor as plantas de forma harmoniosa.

Canteiro de jardim circular, por exemplo, deve ter espécies mais altas no ponto central, diminuindo a estatura das plantas a cada círculo. Já nos canteiros encostados em muros e paredes, as espécies maiores ficam sempre no fundo, colados na construção.

Abuse das cores e da sua criatividade para cultivar canteiro de jardim bonitos e charmosos, que alegre o ambiente e transmita a riqueza da natureza através de suas formas e tons.

Canteiro de Jardim: Versátil e prático

Os canteiros de jardim são excelentes opções para o cômodo, mas também podem ser cultivados em casas e apartamentos, tanto em jardineiras como na forma de jardins verticais, que criam uma atmosfera natural nos ambientes internos.

Com essa ideia, você leva um pedacinho da natureza para dentro de casa!