Caneca de Madeira

Caneca de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCaneca de Madeira

Antes esculpida em ossos na Idade da Pedra, a caneca de madeira foi uma evolução na forma de beber e foi amplamente utilizada nos países nórdicos, especialmente pelos vikings. Com todo o charme do Velho Mundo, a caneca de madeira remete a tempos que não existem mais, como alguém sentado em sua taverna favorita nos tempos coloniais desfrutando de um belo fogo. Sem dúvida, beber em uma caneca de madeira é um prazer sem igual!

A arte de fazer uma caneca de madeira não é fácil, pois requer corte e colagem das peças de madeira. Na sequência, ela recebe um acabamento que a torna impermeável. A caneca de madeira é fabricada em três principais estilos e, para escolher o que melhor se adapta às suas preferências, o Westwing preparou algumas dicas. Confira, a seguir, as maravilhas de uma autêntica caneca de madeira!  

Caneca de Madeira Feita em Torno

Esse tipo de caneca de madeira é feita de uma única peça. Madeiras de textura fina como nogueira, mogno ou cerejeira são moldadas em um torno para compor uma caneca de madeira. Para fazer esse item são necessárias ferramentas chamadas cinzéis e goivas para entalhar o interior da caneca.

Caneca de Madeira Colada

Um outro tipo de caneca de madeira decorativa pode ser feita colando peças de madeira em camadas, alternando pedaços de bordo e nogueira, carvalho e cerejeira, ou outros pares de madeiras que tenham cores e texturas diferentes. Para fazer uma caneca de madeira colada o artesão utiliza uma mesa ou serra de fita e uma superfície plana, onde prepara a madeira. Na sequência, ela é empilhada com uma camada de cola entre cada camada e pressionada com um par de braçadeiras até secar. Depois que o bloco seca, a caneca de madeira é criada colocando o bloco em um torno, como feito no processo descrito acima.

Caneca_de_Madeira

Caneca de Madeira Estilo Barril

A caneca de madeira estilo barril é uma das mais utilizadas no estilo viking, pois se parece com um barril de cerveja e vinho e é feita com ripas coladas verticalmente. Nesse processo, cada ripa é cortada e chanfrada em uma serra para que as peças se encaixem. Depois de lixar a peça, cada junta da caneca de madeira leva uma camada de cola de madeira à prova d’água e as ripas são prensadas para formar um pequeno barril e, posteriormente, decoradas com uma pequena corda amarrada no topo e na base.

Caneca de Madeira: Acabamentos

É necessário um acabamento resistente à água para que a caneca de madeira possa ser utilizada. Geralmente, um simples acabamento de poliuretano com acrílico é aplicado com um pincel. Entretanto, se a caneca de madeira for muito utilizada, um acabamento melhor é composto por duas partes de acabamento de epóxi catalisado aplicado com um spray de alta pressão e baixo volume.

A caneca de madeira tem muitas utilidades. Seja para decorar um ambiente ou até para degustar uma bebida ao melhor estilo viking, ela é charmosa, autêntica e certamente adicionará muita beleza a qualquer ambiente. Faça bom uso dela e desfrute de toda a história desse objeto!

Próximas campanhas